
Programa do GDF reúne serviços gratuitos, cursos e inscrições para cerimônia coletiva em março
Brasília, 31 de janeiro de 2026 – Após 14 anos de convivência, o casal Lucélia de Oliveira, 43 anos, e Jackson Pereira, 36, viu a possibilidade de oficializar a união se tornar concreta ao participar do GDF Mais Perto do Cidadão no Recanto das Emas. Eles chegaram cedo ao evento para garantir a inscrição na primeira edição do Casamento Comunitário de 2026, prevista para o dia 22 de março. Sem condições financeiras para custear a cerimônia, o casal encontrou no programa a chance de realizar um antigo sonho.
A inscrição ocorreu durante a 68ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) na sexta-feira (30) e no sábado (31), ao lado do Skate Parque do Recanto das Emas, na Quadra 206. Ao longo dos dois dias, mais de seis mil pessoas passaram pelo local em busca de serviços públicos gratuitos nas áreas de cidadania, assistência social, capacitação profissional e cuidado com a saúde.Jackson e Lucélia garantiram a inscrição no Casamento Comunitário | Fotos: Jhonatan Vieira/Ascom Sejus-DF
Criado em 2021 pela Sejus-DF, o Casamento Comunitário atende casais em situação de vulnerabilidade social, garantindo a gratuidade das taxas cartoriais e de toda a cerimônia. Desde o início da iniciativa, mais de mil uniões já foram realizadas no Distrito Federal, sendo mais de 400 somente no ano anterior. Além das inscrições feitas durante o GDF Mais Perto do Cidadão, os interessados podem se cadastrar em pontos fixos, como a Rodoviária do Plano Piloto, as Praças dos Direitos da Ceilândia e do Itapoã e a Estação Cidadania do Recanto das Emas.
Outro destaque da programação foi a 26ª edição do curso Nasce uma Estrela, voltado para gestantes e familiares, com orientações sobre amamentação, pós-parto e primeiros socorros com bebês. As participantes receberam kits com roupas e itens essenciais, produzidos por pessoas privadas de liberdade capacitadas pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), aliando cuidado social e ressocialização.
A programação também incluiu atividades de lazer e bem-estar. Pessoas idosas participaram de um aulão de ritmo do programa Viver 60+, enquanto crianças tiveram acesso a espaços de jogos, brinquedos educativos, apresentações teatrais e atividades recreativas. Paralelamente, moradores aproveitaram para atualizar cadastros sociais, emitir documentos, regularizar vacinação e acessar serviços voltados à proteção animal, como inscrição para castração e vacinação de cães e gatos.
Além das ações especiais, o evento concentrou atendimentos do Na Hora, da Polícia Civil, da Defensoria Pública, além de serviços de saúde, assistência social, oficinas e programação cultural. Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa busca aproximar o governo da população e facilitar o acesso aos serviços públicos essenciais.
Em 2025, o programa realizou 23 edições e contabilizou mais de 160 mil atendimentos. Desde sua criação, em fevereiro de 2023, o GDF Mais Perto do Cidadão já ultrapassou a marca de 500 mil atendimentos em todo o Distrito Federal.










0 Comentários