Mais qualificação, mais empregos: o compromisso de um mandato voltado ao trabalho
Os indicadores de emprego no Distrito Federal mostraram um ritmo de crescimento consistente em 2025, revelando um cenário cada vez mais favorável para a geração de vagas formais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados em 29 de janeiro, a capital chegou a 51.638 novos empregos com carteira assinada no saldo acumulado do ano passado.
O resultado também tem sido impulsionado por iniciativas que ampliam as oportunidades para quem mais precisa: o trabalhador em busca de qualificação. Diante deste cenário, um dos nomes de maior destaque é o do deputado distrital Robério Negreiros, que ajudou a idealizar importantes programas de qualificação profissional como o RenovaDF e o QualificaDF, os quais já formaram mais de 100 mil pessoas, conectando-as ao mercado de trabalho.
Esse compromisso tem sido uma das principais marcas da atuação do parlamentar, que, na última legislatura (2018-2022), foi o distrital que mais destinou emendas (R$ 31,6 milhões) para impulsionar a empregabilidade. Já na última sessão plenária de 2025, foram acatadas todas as 21 emendas apresentadas pelo distrital à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, dentre elas a que inclui R$ 21 milhões para fortalecer a geração de emprego no DF.
Reconhecendo que a qualificação só se completa com a inserção efetiva no mercado, Robério foi autor da Lei nº 7.728, de 2025, que determina que pelo menos 5% dos profissionais contratados em obras do GDF sejam formados pelo Renova-DF. Com visão estratégica, o distrital defende que “não basta ter vagas, é preciso preparar as pessoas para ocupá-las com competência e dignidade”.











0 Comentários