O Ministério das Mulheres iniciou, nesta quinta-feira (12), a mobilização da equipe do Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 para o Carnaval 2026, na sede do serviço. Com o slogan “Se liga, eu ligo 180”, a campanha alerta que o Carnaval deve ser uma época de alegria e respeito, convocando a sociedade a denunciar casos de assédio, importunação sexual ou qualquer tipo de violência contra mulheres.

Durante o evento, Estela Bezera, secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, afirmou: “A gente não vai deixar de ir pra festa, não vai deixar de ser dona do nosso corpo e não vai admitir que a violência nos paralise.” Ela destacou a importância de políticas públicas eficazes para enfrentar a violência e o feminicídio.

Segundo Bezera, o trabalho da Central vai além do atendimento telefônico, articulando parcerias com ouvidoria, corregedoria, secretarias de Segurança Pública e de Políticas para as Mulheres para garantir respostas eficientes a cada denúncia. Atualmente, o Ligue 180 conta com mais de 350 profissionais, que atuam 24 horas por dia, de forma gratuita e confidencial.

A coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen do Santos Costa, reforçou que o serviço tem força para acolher e salvar mulheres em todo o Brasil, especialmente durante o Carnaval, quando o número de denúncias tende a aumentar. Ela destacou a presença de profissionais preparados para defender as mulheres: “Do outro lado da linha tem mulheres preparadas para acolher e defender.”

Como parte da preparação, no dia 21 de janeiro, a equipe do Ligue 180 participou de uma formação sobre consentimento, analisando casos reais e aspectos legais. A campanha terá, ainda, divulgação em bilhetes das lotéricas da CAIXA e articulação com secretarias estaduais e municipais para ampliar a conscientização e fortalecer a rede de proteção durante o Carnaval.