Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apontou que a população residente na área rural do Distrito Federal é estimada em 121.759 pessoas. Deste total, 51,9% são homens e 48,1% mulheres, com média de idade de 32,6 anos.
Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD-A), existem 49.549 domicílios na zona rural do DF, com média de 2,46 moradores por residência. Os dados reforçam a diversidade do território brasiliense, frequentemente associado apenas à cidade.
O diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino, afirmou que “essa abordagem ampliada possibilita uma compreensão mais completa da diversidade territorial do Distrito Federal. Os resultados contribuem com os órgãos do GDF na construção de políticas públicas eficazes para a população residente na área rural do DF”.
Entre os moradores da área rural, 57% se declararam pardos, 29,1% brancos e 11,6% pretos. Em relação à religião, 48,5% afirmaram ser católicos. No grupo com 14 anos ou mais, 50,5% disseram ser casados e 43% solteiros.
O levantamento mostra ainda que 53% dos residentes nasceram no DF, enquanto entre os migrantes, 60,8% vieram do Nordeste, especialmente da Bahia e do Maranhão. A pesquisa também revelou que 84,2% possuem acesso à internet em pelo menos um aparelho, e 77% têm celular.











0 Comentários