O Governo do Distrito Federal realiza nesta sexta-feira, a partir das 9h, em Ceilândia, uma ação conjunta de acolhimento e assistência social. A iniciativa tem como objetivo atender pessoas instaladas em 15 endereços irregulares na região e conta com a participação de diversas secretarias e órgãos do GDF.
A operação é coordenada pela Casa Civil e integra as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Proteção da Ordem Urbanística e Desenvolvimento Econômico. Também estão presentes o Serviço de Limpeza Urbana, a Novacap, a Codhab, o Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
Durante a ação, pessoas em situação de rua recebem ofertas de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. Serão ofertadas orientações sobre cuidados com animais domésticos, além de benefícios como deslocamento interestadual e auxílio financeiro excepcional de R$ 600 para quem não tem condições de pagar aluguel.
Além disso, há vagas disponíveis em abrigos, programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, e cadastramento para unidades habitacionais. O objetivo, segundo as equipes envolvidas, é proporcionar alternativas de inclusão social e acesso a direitos básicos a essa população.
Após o atendimento, a DF Legal realiza o desmonte das estruturas irregulares e o transporte dos pertences para o local regular indicado pelo ocupante. Caso não haja local definido, os objetos pessoais são encaminhados ao depósito oficial, onde podem ser retirados sem custo em até 60 dias.
Ao longo da semana, equipes das secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos 15 endereços em Ceilândia. O trabalho mapeou as principais demandas desse público, preparando o terreno para a ação concentrada desta sexta-feira.











0 Comentários