Wasny de Roure destaca papel da entidade na alfabetização de jovens e adultos.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal comemora nesta segunda-feira (5) o 20º aniversário da Casa de Paulo Freire de Brasília. A sessão solene, proposta pelo deputado distrital Wasny de Roure (PT), ocorre no plenário da CLDF a partir das 19h.

O parlamentar explica a importância da instituição para a cidade: "A Casa de Paulo Freire é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com a alfabetização de jovens, adultos e idosos na cidade de São Sebastião". Wasny destaca, ainda, que a entidade ajuda na formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública e particular do DF.

"O espaço e seus projetos são direcionados totalmente para a comunidade. Durante os anos letivos são realizadas oficinas temáticas, saraus literários, ensaios teatrais e outras atividades", acentua o deputado distrital.

História – A Casa de Paulo Freire de Brasília foi criada em 1996, fruto do voluntariado da comunidade de São Sebastião. Em suas duas décadas de existência, foi responsável pela alfabetização de 3 mil pessoas.

A entidade atua de acordo com a proposta metodológica de Paulo Freire, baseada na orientação dialética e do mutualismo. Ao final dos trabalhos, os alunos são encaminhados para a rede oficial de ensino.

De acordo com Wasny de Roure, 90% dos alunos alfabetizados na Casa dão sequência aos estudos na rede pública de ensino. "E muitos já estão fazendo curso superior", completa.

Luana Pontes (estagiária) - Coordenadoria de Comunicação Social