Eleitores que foram justificar a ausência no segundo turno das eleições municipais se disseram surpresos com o posto de justificativa sem fila, em um shopping de Brasília. Eleitores dos 57 municípios onde haverá segundo turno que estão fora do seu domicílio eleitoral, neste domingo (30), precisam justificar a ausência em postos do TSE, para não ficar em dívida com a Justiça eleitoral.

O analista de sistemas Paulo Lima, 53 anos, que está há um mês em Brasília, conta que no primeiro turno enfrentou fila por cerca de 50 minutos. Hoje, ele conseguiu justificar a ausência sem fila.

Paulo acredita que, com o desenvolvimento tecnológico atual, já seria possível criar um sistema que permitisse votar mesmo longe da sua cidade. Assim, seria possível contribuir com o desenvolvimento do município mesmo estando longe. “Seria interessante e justificaria ter que vir aqui”, disse, depois de criticar o voto obrigatório.

A estudante de Niterói, Jeanine Cardoso, 24 anos, também aprovou a agilidade na justificativa do voto. “Achei que estaria bem mais movimentado. No primeiro turno tinha fila. Hoje, consegui resolver mais rápido”, destacou.

No Distrito Federal, são 11 locais de justificativa, os mesmos do primeiro turno. Apesar da alta concentração de eleitores e filas em locais específicos no primeiro turno, como nos Shopping Pátio Brasil e Conjunto Nacional, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) disse que espera que o segundo turno seja muito mais tranquilo com previsão de, no máximo, 20 mil eleitores justificando a ausência.

No domingo do primeiro turno, no dia 2 deste mês, 55.458 eleitores que se encontravam fora de seus domicílios eleitorais e estavam no Distrito Federal justificaram a ausência.

Saiba onde justificar a ausência no segundo turno em Brasília:

Asa Sul
Pátio Brasil Shopping – SCS 701, Qd. 7, Bloco A
Rodoviária Interestadual – SMAS, Trecho 4, Conjunto 5/6
Asa Norte
Conjunto Nacional de Brasília – SDN CNB, Conjunto A, S/N
Paranoá
Salão de Múltiplas Funções da Administração Regional do Paranoá – Praça Central, Lote 01
Gama
FACIPLAC – SIGA, Área Especial 2, Setor Leste
Sobradinho
Centro Educacional La Salle – Quadra 14, Área Especial 24/27
Núcleo Bandeirante
Salão Comunitário do Núcleo Bandeirante – Praça Central, 3ª Av. Contorno, AE 4
Samambaia
Centro de Ensino Fundamental 404 – QS 404/406, AE 1 – Samambaia Sul
Águas Claras
Faculdade Anhanguera – Pistão Sul – QS 01, Rua 212, Lotes 11, 12 e 15
Lago Sul Aeroporto – Área Especial do Lago Sul
CeilândiaFundação Bradesco – QNN 28, Área Especial L – Ceilândia Sul