Black Friday VivaReal alavanca busca por imóveis no segmento

Período econômico beneficia negociações em última grande oportunidade de negócios para consumidores e empresas antes do Natal

São Paulo (SP) – O VivaReal (https://www.vivareal.com.br) já está preparado para o maior período de promoções de 2016, a Black Friday. O brasileiro percebeu que novembro é um mês vantajoso para pesquisar sua casa dos sonhos. Para se ter uma ideia, o VivaReal registrou aumento de 93% nos clientes interessados em imóveis em novembro de 2015 comparado com a média do ano. Já o número de visitantes cresceu mais 10 milhões no mesmo período. Esta é a terceira edição realizada pela plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores a consumidores que buscam um imóvel. A Black Friday do VivaReal ocorrerá entre 1 e 30 de novembro . Nesse período, o consumidor poderá acessar todas as promoções por meio dohttp://www.vivareal.com.br/blackfriday/e cadastrar-se para receber as ofertas em primeira mão.

O principal desafio para o setor imobiliário é demonstrar ao consumidor em curto espaço de tempo os benefícios da Black Friday. “A compra por impulso é um grande aliado do varejo em geral. Já no nosso ramo, o ciclo de venda é mais longo por se tratar de um sonho da família e também de um produto de alto valor. Essa decisão não ocorre em um único dia”, afirma Lucas Vargas, CEO do VivaReal.

Segundo o E-bit, 84% dos consumidores que fazem compras online pretendem fazer compras na Black Friday 2016. A estimativa é que o volume de vendas apenas no dia 25 de novembro deva ultrapassar os R$ 2 bilhões no Brasil. Já para o mercado imobiliário, novembro se tornou o mês com maior procura no segundo semestre. No Google Trends, ferramenta do Google que permite identificar as tendências de busca, é possível ver o quanto a busca pelas expressões “Black Friday imóveis” e “Black Friday apartamentos” tem crescido nos últimos anos.


Os mais de 450 colaboradores do VivaReal espalhados em 16 escritórios pelo país estão preparados para oferecer aos consumidores, corretores e incorporadoras todo o suporte para a Black Friday. Para as incorporadoras, a visibilidade é extremamente importante nesse período em que o consumidor busca preços acessíveis – a média de visitantes mensais do VivaReal é de 15 milhões.

Os indicadores apontam melhorias macroeconômicas para o Brasil e o consumidor também está 9,8% mais confiante em relação ao mesmo período de 2015, segundo IBOPE/CNI.“Os clientes estão se sentindo mais seguros para comprar e é natural que procurem boas oportunidades para finalmente adquirir seu imóvel. Com isso, a Black Friday se torna uma ocasião bastante propícia para que essa demanda represada possa se converter em negócios”, afirma Vargas.

De acordo com o executivo, o setor está mais otimista com uma retomada diante de melhorias de indicadores, previsões econômicas e também flexibilização do acesso ao crédito, principalmente pela CAIXA. “Com a dificuldade de acesso ao crédito, foi preciso pensar em outras opções de financiamento e políticas de descontos. Para os imóveis novos, o consumidor deverá sentir aumento dos preços já em 2017”, alerta o Vargas. De acordo com o estudo DMI-VivaReal de setembro, a média nacional do valor do m² para venda é de R$ 4.868. No final de setembro de 2016, o valor médio do m² para venda no Brasil teve valorização nominal de 0,1% em comparação ao mesmo período de 2015. Já no comparativo com 2014, o valor médio cresceu 0,5%.As cidades com m² mais caro do País em setembro foram Brasília (R$ 8.235,00), Rio de Janeiro (R$7.154,00) e São Paulo (R$ 6.829,00). Já Goiânia (R$ 3.916,00), Ribeirão Preto (R$ 3.807,00) e Natal (R$ 3.750,00) são os municípios mais baratos para se comprar um imóvel.

Depois momentos turbulentos, as empresas estão mais abertas para negociações e a Black Friday é a última grande chance de 2016 para vendas e compras de imóveis. “Para o consumidor e também para as áreas de vendas e marketing, é uma ótima oportunidade para fechar negócios. As incorporadoras inseriram esse período em seus calendários anuais e teremos em breve novidades sobre percentuais de descontos”, conclui Vargas.

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