Desobstrução de área pública segue pelo terceiro dia em São Sebastião

Início da ação desta manhã foi dificultado pela reação de moradores, que montaram barricadas

Seguiu nesta quinta-feira (10), pelo terceiro dia, a operação de retomada de área pública invadida em São Sebastião, no local conhecido como Núcleo Rural Zumbi dos Palmares.Desocupação no Núcleo Rural Zumbi dos Palmares, em São Sebastião, segue pelo terceiro dia. 

Com a ação de hoje, foram recuperados 40 mil metros quadrados de área pública parcelada irregularmente, nas chácaras 40 e 41.

O terreno a ser desobstruído tem 66 mil metros quadrados e pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). Ele foi invadido recentemente e a retomada atende a critérios técnicos, uma vez que a região faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do São Bartolomeu.

Durante a manhã, parte da população local resistiu ao trabalho das equipes da Agência de Fiscalização (Agefis), lançando rojões, bolas de gude e outros objetos. Foram montadas duas barricadas por moradores.

Assim, antes do processo de recuperação da área, foi necessária a atuação da Polícia Militar do Distrito Federal. Participaram da ação membros do Batalhão de Choque, do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), da Cavalaria e da tropa convencional.

A derrubada de construções irregulares começou no fim da manhã e deve seguir até a sexta-feira (11). Participaram da ação 240 servidores do governo Brasília. Entre os órgãos envolvidos estão também: Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Companhia Energética de Brasília (CEB) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

Agência Brasília
Foto: Andre Borges

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo