Engana-se quem pensa que fazer hidroginástica é só para a terceira idade, ela pode ser praticada em qualquer etapa da vida e agrega inúmeros benefícios a saúde. A atividade pode ser uma ótima alternativa para queimar calorias, além de ser um exercício divertido e prazeroso. É um exercício classificado como aeróbico e feito em piscinas, geralmente é praticada em grupo, com música agitada e, na maioria das vezes, um instrutor lidera a aula para não lhe deixar parada um só instante.
A hidroginástica é uma atividade que melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, além de favorecer a circulação sanguínea, flexibilidade, resistência e força muscular. Pode ser praticada por pessoas de ambos os sexos. Os exercícios praticados na hidroginástica estimulam e melhoram os níveis de força e resistência dos principais grupos musculares como: braços, costas, pernas, glúteos e abdômen.

Como a hidroginástica é uma atividade praticada com água no nível do ombro, o peso do corpo cai para 90% e isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares, podendo ser praticada por atletas em treinamento, gestantes, idosos, pessoas que apresentam alguma deficiência, que estão se recuperando de lesões ou que se encontram acima ou abaixo do peso. Em uma aula de hidroginástica você perde aproximadamente 400 calorias.

As aulas podem ser feitas com ou sem auxilio de materiais, pode-se fazer uso dos seguintes equipamentos:
  •  Halteres: usados em exercícios de braço
  •  Macarrão: usado para exercícios de abdômen, pernas e braços
  •  Bóias individuais ou duplas
  •  Step: usado em exercícios de perna
  •  Aquafins: usados no punho e tornozelos

Benefícios da Hidroginástica:

1. Doenças crônicas
Os exercícios feitos nas aulas de hidroginástica podem ajudar as pessoas com problemas como artrite, pois favorecem a melhor utilização das articulações afetadas, sem oferecer risco de agravamento dos sintomas. Pesquisas identificaram melhora nos casos de pessoas com artrite reumatóide, além de reduzir dores de osteoartrite.

2. Velhice saudável
Os benefícios da hidroginástica podem ser interessantes para reduzir os sintomas e reações comuns no processo de pós-menopausa. Não só as mulheres, mas homens também podem desfrutar dessa contribuição dos exercícios na piscina, já que esses podem favorecer a saúde óssea.

3. Aumento de resistência muscular
Se compararmos a densidade da água com a densidade do ar, é possível destacarmos o aumento da resistência muscular. A hidroginástica pode agir sobre a região enfraquecida, contribuindo para que haja um melhor suporte para toda a massa muscular corporal. Os resultados dos exercícios feitos na água também são mais rápidos que aqueles realizados no solo.

4. Maior flexibilidade
O efeito da redução da força gravitacional enquanto estiver sob a água poderá conduzir a uma melhor flexibilidade do corpo. As articulações podem se mover de forma mais fácil através da ampla gama de movimentos realizados nas aulas, o que torna a hidroginástica ainda mais benéfica para idosos.

5. Melhora o sistema cardiovascular
Os exercícios de hidroginástica revelam-se extremamente benéficos em termos de condicionamento cardiovascular, os exercícios beneficiam a freqüência cardíaca. 

6. Gestação segura
Os benefícios da hidroginástica também chegam às gestantes e bebês. Os movimentos feitos na piscina favorecem a liberação do hormônio relaxina (produzido por ovário e placenta e que tem efeitos importantes no sistema reprodutor feminino ao longo da gestação), que marca presença nas articulações, e ainda pode auxiliar para uma melhor abertura do quadril, o que contribui para uma melhor passagem do bebê.

As gestantes ainda podem contar com a diminuição de edemas, que surgem com freqüência no terceiro trimestre da gestação, devido ao aumento do feto, que pode comprometer da circulação do sangue, já que as artérias ficam mais comprimidas. A hidroginástica favorece o bom funcionamento do sistema circulatório de modo geral.

7. Apoio à recuperação
Algumas pessoas lidam com desconfortos ou adiam o retorno à prática de exercícios físicos após a realização de procedimentos cirúrgicos. A hidroginástica é a opção perfeita para aqueles que desejam retornar às atividades e não querem prejudicar o período de recuperação. As aulas podem auxiliar e fortalecer as articulações de joelhos, coluna, e ainda melhorar a sua postura.

8. Maior interação
Contrariando muitas afirmativas, a hidroginástica não é praticada apenas por idosos. As aulas consistem em exercícios individuais, em duplas, ou grupais, o que favorece as relações sociais. A interação necessária pode reduzir desconfortos resultantes da timidez, a qual pode dificultar a sua inserção social, e ainda tornar você uma pessoa menos inibida. Esse benefício pode não só ser interessante para ser desfrutado durante os exercícios, como também pode ser levado como aprendizado para sua vida pessoal e até mesmo profissional.

9. Relaxamento
As atividades feitas na água exigem concentração, calma e controle de respiração, e esses momentos podem proporcionar relaxamento e descanso para sua mente se desligar dos problemas do cotidiano, podendo renovar as suas energias para mais desafios.

Apesar da hidroginástica ser um exercício de baixo impacto, é sempre importante consultar um médico antes de praticar qualquer atividade física.