Fórum de Governadores do Brasil Central avança nos debates sobre o mercado comum

Em assembleia na manhã desta sexta-feira (3), em Goiânia (GO), os integrantes do Fórum de Governadores do Brasil Central decidiram contratar consultoria para desenvolver uma estratégia unificada de exportação para os estados participantes e o Distrito Federal. O grupo também avançou na discussão sobre o mercado comum, que englobará sanidade animal e vegetal, segurança pública, incentivos fiscais e questões tributárias.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, participou do encontro no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e falou sobre habitação, regularização fundiária e novas políticas para o Programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros assuntos. “Gostaria, em nome do governo federal, de cumprimentar essa iniciativa e me colocar como parceiro. Que o Consórcio Brasil Central sirva de exemplo para os demais estados brasileiros.”

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou o empenho do ministro para a retomada das obras das estações de captação e tratamento de água do Sistema Produtor Corumbá 4, que abastecerão regiões do DF e municípios goianos do Entorno. A construção está em andamento em Brasília, mas paralisada no estado vizinho. “O Ministério das Cidades está intermediando a conversa entre o Ministério Público e o consórcio vencedor contratado pela Saneago [companhia de saneamento de Goiás] para que possamos concluir essa obra até o fim de 2018”, disse.

Rollemberg e o governador de Goiás, Marconi Perillo, ainda anunciaram, para março, a inauguração da Estação de Tratamento de Águas Lindas, que vai garantir a qualidade da água do Descoberto.

Também participaram da reunião nesta sexta os governadores Confúcio Moura, de Rondônia; Flávio Dino, do Maranhão; Marcelo Miranda, do Tocantins; Pedro Taques, de Mato Grosso; e Reinaldo Azambuja, de Mato Grosso do Sul, além de vice-governadores.

Marconi Perillo se solidarizou, em nome de todos os governadores do fórum, com o ex-presidente Lula, devido à situação da esposa dele, Marisa Letícia, internada em São Paulo (SP) com morte cerebral. “Estamos consternados e somos solidários neste momento de dor por que passa Luiz Inácio Lula da Silva e toda a família.”
O que é o fórum

O Fórum de Governadores do Brasil Central foi criado em 3 de julho de 2015 com o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional, com base na cooperação entre os chefes da administração pública.

A próxima reunião está marcada para abril deste ano, em Cuiabá (MT), onde o bloco pretende definir as ações que receberão investimentos do fundo do Consórcio Brasil Central. Na ocasião, os secretários de Fazenda devem apresentar um parecer sobre o mercado comum. Uma das propostas que terá atenção especial é o investimento em inteligência na área de segurança pública.

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo