Foto: Divulgação

A greve geral convocada pelas centrais sindicais de todo o País deve mobilizar várias categorias na sexta-feira (28). No dia do ato, os brasilienses poderão encontrar alguns serviços parados. A mobilização é contra as reformas da Previdência, trabalhista e a Lei da Terceirização.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) informou que, durante toda a sexta, as faixas exclusivas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) estarão livres para circulação dos veículos. As faixas da W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul também estarão livres.
Em nota, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) informaram que o comércio funcionará normalmente durante o ato.

Confira os setores que devem paralisar em Brasília:

Transporte Público

O Sindicato dos Rodoviários e Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô/DF) comunicaram que irão se juntar à greve geral dos trabalhadores. Os serviços da categoria estarão suspensos no dia do ato e deverá durar cerca de 24 horas.

Professores

O Sindicato dos Professores da Rede Pública do DF (Sinpro-DF) aderiu à mobilização nacional. A central informou em seus site oficial que os professores sobre o ato.

Bancários

Em assembleia realizada na última quinta-feira (20), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília (SEEBB-DF) decidiram parar sua atividades a partir de 0h nesta sexta-feira.

Saúde

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF) publicou uma nota no site oficial da categoria confirmando a participação na mobilização. O sindicato recomendou que os servidores escalados nos plantões usem preto para apoiar o movimento. O sindicato fará concentração às 9h, em frente ao Museu da República.

Polícia Civil

O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) confirmou, em reunião realizada nessa terça-feira (25), a participar da da categoria na greve geral. Os servidores se reunirão às 9h30, no Museu da República.

Detran

O Sindicato dos Trabalhadores em Atividades de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito das Empresas e Autarquias (Sindetran-DF) confirmou que os servidores do Departamento de Trânsito (Detran-DF) irão parar na quinta-feira (27) e na sexta (28). A decisão foi tomada em assembleia realizada no dia 6 de abril.

Judiciário e MPU

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do MPU (Sindjus-DF) também estabeleceram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (24), paralisar suas atividades nesta sexta-feira.