Culturas japonesa e hebraica e balé clássico fazem parte da programação, que começou nesta quinta (27) e termina no sábado (29).

Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) promove apresentações em terminais e dentro de trens. A iniciativa começou nesta quinta-feira (27) e se encerra no sábado (29), às 13 horas, na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga.Corpo de Baile do Estúdio Passos da Dança apresentou a performance Cisne Negro a passageiros que iam da Estação Terminal Ceilândia à Estação Galeria, no Plano Piloto. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Esta é a segunda vez que o Metrô-DF celebra a data — a primeira foi em 2016. Neste ano, a programação traz números de danças folclóricas japonesa e hebraica, balé clássico, contemporâneo e jazz.

Hoje de manhã, a Estação Galeria, no Plano Piloto, recebeu o grupo japonês de bailarinas Odori, que existe desde 1994. A proposta é conservar e divulgar a cultura do Japão.

Dentro dos trens, o Corpo de Baile do Estúdio Passos da Dança levou a performance Cisne Negro para quem se deslocava da Estação Terminal Ceilândia à Estação Galeria.

A celebração do Dia Internacional da Dança integra o eixo sociocultural do Metrô Solidário, programa que proporciona atividades de cultura, cidadania, saúde e educação.

Segundo a coordenadora do projeto, Lívia Vasco, quando assistem a esse tipo de apresentação, os passageiros sempre elogiam e deixam comentários nas redes sociais da companhia. “O usuário valoriza a cultura e acaba pedindo mais; alguns até perguntam como fazer para participar.”

Os artistas que quiserem mostrar seus trabalhos nas estações ou nos trens devem preencher um formulário no site do Metrô-DF, enviar para o e-mail ccs.metrodf@gmail.com e aguardar a análise. Todas as atrações de hoje e de sábado são em caráter voluntário.


Comemoração do Dia Internacional da Dança no Metrô-DF

Estação Praça do Relógio, Taguatinga

29 de abril (sábado)

Às 13 horas

Apresentações de balé clássico, dança contemporânea e jazz, com dançarinos do Estúdio Passos da Dança e da Companhia Rodrigo Cruz