Cristiano Araújo alertou sobre o baleia azul

Os deputados Cristiano Araújo (PSD) e Rodrigo Delmasso (Podemos) chamaram a atenção para a difusão, entre adolescentes, de um desafio, por meio de grupos fechados na internet, conhecido como "baleia azul", que pode levar o participante à automutilação e até mesmo à morte.

Cristiano anunciou que solicitou formalmente às polícias civil e federal que investiguem a prática que classificou como "macabra". O parlamentar relatou mensagens que circulam nas redes sociais dando conta de que o "jogo" já teria feito vítimas no Distrito Federal. Ele informou que também iria solicitar providências à Vara da Infância e da Juventude para evitar que "as crianças brasilienses sejam vítimas dessa ação criminosa".

Para Rodrigo Delmasso, é necessário agir rapidamente para identificar quem está por trás desse jogo, os conhecidos como "curadores", e evitar a vitimização dos adolescentes. "Temos que proteger nossos filhos e, por isso, devemos investir na família. Pois um núcleo familiar fortalecido é um antídoto para diversos males", declarou.

Wasny de Roure (PT) também demonstrou preocupação com o tema e alertou que os jovens estão "dominados pelas redes sociais". O deputado sugeriu que a Câmara Legislativa convide especialistas para debater a questão. "É necessário termos a melhor orientação para lidarmos com o problema", disse.
CLDF