Para homenagear o aniversário de Brasília, a Transições Cia de Dança apresenta em Ceilândia nos dias 22 e 23 de abril a história de Planaltina.
Agentes comunitários de saúde de UBS passam atender em casa; Ceilândia é uma das cidades beneficiadas com novo método
Jantar beneficente arrecada recursos para ajudar moradoras do Sol Nascente, em Ceilândia
Codhab exige atualização cadastral de habilitados à moradia.

Para homenagear o aniversário de Brasília, a Transições Cia de Dança apresenta em Ceilândia nos dias 22 e 23 de abril a história de Planaltina, a “cidade-mãe” da capital federal. Esta será a última apresentação de “As Faces de Um Povo Centenário” que dará o pontapé inicial também para as comemorações do Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril.

O projeto, dirigido pelo bailarino Lehandro Lira e patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), percorreu Planaltina e Samambaia a fim de dismestificar a ideia de que o entorno do DF só têm violência. O grupo quis deixar o maior para o final, pois Ceilândia é a região que mais fornece mão de obra. “O sucesso de público é surpreendente. É muito gratificante poder mostrar que a cultura deve ser a maior riqueza desses locais”, declara Lira. Para ele, a cultura serve como esperança para que crianças e jovens ganhem confiança em seus respectivos projetos de vida.

“As Faces de Um Povo Centenário” será contada por meio de coreografias que mesclam danças urbanas, danças populares e danças clássicas. Entre os principais ritmos destacam-se Brasilidade, que mostra uma linguagem direta das manifestações populares nordestinas e Transições, que leva o nome do grupo com o objetivo de mostrar o encontro de cada bailarino com seus conflitos internos.

Não é de hoje que a Transições Cia de Dança trabalha com grandes projetos na capital federal. Em 2014, eles ganharam notoriedade em todo o Distrito Federal com o I Festival de Dança de Planaltina que destacou como tema a Pedra Fundamental. Na ocasião, o grupo enfrentou dificuldades para realização como a falta de recursos financeiros, o que serviu de motivação para o bailarino. O sucesso do evento fez com que ele enxergasse um grande potencial cultural no local. Foi aí que ele fundou a Transições Companhia de Dança e Artes.

Atualmente o grupo é composto por bailarinos residentes do local e de outras regiões administrativas do Distrito Federal. “Transições nada mais é que o firmamento da rigidez à elasticidade, do simplório ao complexado, da estabilidade à fragilidade, do interno ao periférico”, define Lira.

Transições Itinerante

O grupo tem marcado presença em eventos sociais de Brasília e fora dela, mesmo diante das dificuldades financeiras. Entre os principais estão: a Virada da Dança, realizado pelo movimento “Mexa-se, Brasília tem Dança”, na Câmara Legislativa, juntamente com a Secretaria de Cultura do DF; a Mostra Competitiva de Dança “Aberto para Balanço” realizada pelo Sesc em setembro de 2016, onde a Companhia foi contemplada com os primeiros lugares em Dança Contemporânea e Dança Livre; Dança à Mostra, realizada em novembro pela Atmos Companhia de Dança, juntamente com o FAC; 22ª Mostra Dulcina de Artes, realizada em novembro de 2015; encenações do Grupo Via Sacra ao vivo de Planaltina em março de 2016; o Espetáculo itinerante Entrepartidas, juntamente com o Grupo Teatro de Concreto, em setembro de 2016 e o Festival de Dança de Itajaí, em Santa Catarina em dezembro de 2016.

Quem é Lehandro Lira

Lira é filho de pernambucanos, mas nasceu em Planaltina. Aos 30 anos, ele possui um recheado currículo de trabalhos culturais voltados para dança. Essa vocação iniciou em 2005 quando foi monitor em Danças Populares Brasileiras, tais como Frevo, Coco, Xaxado, Maracatu, entre outros.

De lá pra cá, ele já trabalhou como ator, professor, idealizador da Cia Transições e dançarino em importantes grupos, como o Balé Flor do Cerrado, participando dos projetos nas Olimpíadas Rio 2016 e estudante de Licenciatura em Dança pelo IFB. Um artista completo que não deixa dúvida sobre a própria vocação. “Sou um jovem sonhador, que batalha e acredita sempre em dias melhores. Enquanto eles não chegam, minha mochila e minhas canções, locadas em meu celular, são meus companheiros de andanças artísticas”.

PROGRAMAÇÃO

Coreografia Reflexos (As faces de um povo Centenário);
Coreografia Atos de Fé;
Coreografia Brasilidade;
Coreografia Notável Sonhadora;
Coreografia Resiliência;
Coreografia Relutâncias;
Coreografia Memórias;
Coreografia Prima Donna;
Coreografia Fusão Cultural;
Coreografia Utopia Clássica;
Coreografia Transições.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Lehandro Lira
Direção Artística/Roteiro: Lehandro Lira
Produção Geral: Gabi Perez
Assistente de Produção: Lorena Siqueira
Bailarinos:
Bruna Oliveira
Charlles Costa
Isabel Veríssimo
Janine Farias
Júnior Ribeiro
Lehandro Lira
Lorena Siqueira
Mariza Soares
Michelly Alves
Nayrelli Sales
Sonoplastia: Peter Gabriel / Luíza Maita/
Beyoncé /Orquestra Armorial / Barbatuques / Clara Nunes
/Zizi Possi / Lady Gaga/ Alceu Valença/Cícero;
Cenário: O Grupo
Figurino: Evani Siqueira
Maquiagem: Thais Ferreira MakeUp
Direção de Som e Luz: Júnior Ribeiro
Técnico de Som: Arthur Egydio de Sousa Santos
Fotografia: Geovane Lima e Gleyce Lima
Identidade Visual: Leonardo Fillipe
Assessoria de Imprensa: Railde Nascimento
Redes Sociais: Bruna Oliveira

SERVIÇO
Transições homenageia Brasília com último espetáculo sobre a “cidade-mãe”
Data: dias 22 e 23 de abril, às 20h
Local: Teatro Sesc Newton Rossi
Endereço: QNN 27 Área Especial Lote B – Ceilandia Norte
Informações: WhatsApp (61) 99357-7630 (Lorena)
Classificação Indicativa: Livre

ENTRADA FRANCA