Labhinova propõe desafio para ampliar transparência.

O Laboratório Hacker de Inovação (LabHinova) da Câmara Legislativa, realizará sua primeira maratona de criação, conhecida como creathon, durante a Campus Party Brasília, que acontece de 15 a 18 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No espaço destinado ao Labhinova na maior feira de tecnologia realizada no país, os participantes vão contribuir com respostas ao seguinte desafio: como a tecnologia pode contribuir para melhorar a transparência do Poder Legislativo?

Creathons são maratonas de criação, comuns em eventos de tecnologia, que tem por objetivo desenvolver bancos de ideias e soluções para os desafios apresentados. Para os interessados será disponibilizado formulário virtual no espaço do LabHinova, localizado na Arena, para que sejam registradas as ideias apresentadas no creathon. Também haverá equipes de apoio da Câmara Legislativa para auxiliar o acesso e a compreensão do grande volume de informações geradas pelo Legislativo local.

De acordo com o presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), o objetivo da atividade é identificar ideias inovadoras para melhorar a governança através da transparência e do aumento da participação popular no Legislativo.

"As ações legislativas não ocorrem apenas no Plenário da Câmara e, diariamente, diversas atividades são realizadas a partir das prerrogativas parlamentares que são de representar, fiscalizar e legislar. Para aumentar a efetividade dessas ações, a participação popular tem um papel fundamental e pode ser enriquecida por meio de ferramentas virtuais e de comunicação", comenta Valle.

Desafio 48H – Buscar ideias sobre "como a tecnologia pode contribuir para melhorar a transparência do Poder Legislativo?" é o segundo desafio proposto pelo Labhinova. Às 0h do dia 12/06 teve início o Desafio 48H com o objetivo de selecionar 10 ideias sobre como a tecnologia pode aproximar a população da política. Os autores das melhores propostas selecionadas serão premiados com credenciais de acesso livre para a Campus Party Brasília, a ser realizada entre 14 e 18 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Para participar do desafio, é preciso curtir a página do Labhinova no Facebook e, em seguida, compartilhá-la marcando três amigos. As ideias devem ser enviadas por mensagem de texto com até 500 caracteres, usando o botão "Enviar Mensagem" da página do Labhinova. Por fim, é preciso incluir na mensagem nome, telefone e email. Só serão válidas as ideias encaminhadas até às 23h59 do dia 13 de junho. O resultado será divulgado na quarta-feira (14), às 12h, na página do Labhinova. Os vencedores serão contatados pelo telefone e pelo email indicados.

LABHINOVA - O Laboratório Hacker de Inovação da CLDF foi inaugurado no dia 07 de abril de 2017. Trata-se de um espaço aberto à comunidade e dedicado à criação e ao desenvolvimento de novas formas de divulgação e acesso ao enorme volume de informações geradas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Um ambiente que nasceu para reunir pessoas inquietas e engajadas, com ideias inovadoras capazes de mudar nossa cidade para melhor.

CLDF