Coluna Fitness | Spinning – saiba quais os benefícios dessa prática esportiva

Criada nos Estados Unidos, em 1995, pelo ciclista sul-africano Johnny G, a modalidade ganhou muitos adeptos nos últimos anos, e vai muito além de simplesmente pedalar uma bicicleta estacionária, é uma modalidade esportiva predominantemente aeróbica que mais ganhou adeptos de várias idades e condicionamento físico ao longo dos últimos anos. As suas aulas decorrem com instrução de professores e com música a acompanhar todo o exercício e a maioria das aulas tem uma duração entre 40 a 60 minutos.

As aulas de spinning são freqüentadas por homens e mulheres, entre 15 e 60 anos, que demonstram um perfil ativo e buscam uma atividade com grande dispêndio de energia física. Mas atenção às contra-indicações, não devem encarar o exercício pessoas que tem problemas cardíacos severos e elevados graus de comprometimento dos joelhos e coluna.

A aula se resume em bicicleta estacionária e sala de ginástica, mas, ao contrário de simplesmente pedalar, o spinning possui variações de força e muita velocidade, variando a freqüência cardíaca e respiratória. É um programa de exercícios que simula percursos como se fosse fazer trilha. Porém, ainda há outro grande diferencial no spinning: a empolgação e o ritmo. Enquanto pedalamos, a música alta, animada e empolgante, nos estimula e entusiasma a pedalar com mais vontade e intensidade, aumentando ainda mais a queima de gordura. A quantidade de calorias pode variar muito de pessoa para pessoa, de acordo com o preparo físico e desempenho, em uma aula intensa de 45 minutos é possível gastar mais de 600 calorias.

Vantagens para quem pratica o spinning:

1. Melhora significativamente a circulação sanguínea e conseqüentemente o condicionamento físico;

2. O gasto calórico é altíssimo, o que auxilia no emagrecimento. Por se tratar de um treino intenso é possível continuar queimando gordura por até quatro horas;

3. Fortalece glúteos, abdômen, coxas e região lombar;

4. É realizada dentro da academia, em ambiente seguro, livre da poluição, carros e da violência urbana;

5. Melhora a coordenação motora (exercícios aeróbicos e musculares são combinados);

6. Auxilia o trabalho respiratório;

7. As aulas mexem com a parte motivacional e emocional; 

8. A academia se torna um espaço de lazer e convivência entre amigos e até mesmo famílias;

9. As músicas executadas durante as aulas são animadas, bem atuais e criam uma ligação com os alunos, tornando o momento ainda mais prazeroso;

10. Contribui significativamente para a redução do colesterol e pressão arterial, diminuindo os riscos de doenças coronarianas;

11. Alívio do stress.

Veja algumas dicas para melhorar seu desempenho nas aulas:

 Hidrate-se: tenha sua garrafinha de água sempre à mão;

 Leve uma toalha: se realizada em alta intensidade, o suor pode chegar a molhar a bicicleta;

 Use sapatos apropriados (sapatilhas de ciclista);

 Use banco de gel ou bermuda de ciclismo;

 Chegue 10 minutos antes do horário da aula;

Não pedale sem carga;

 Amarre bem o tênis e de preferência prenda os cadarços;

Ajuste bem os pés nos pedais;

Nunca faça uma aula sem se alimentar antes;

Fique de olho na postura para não sobrecarregar a coluna;

Nunca pare de pedalar de uma vez e desça da bike, vai parando de pedalar devagar e quando tiver segurança, desça.

Limpe sua bicicleta após o uso para que o próximo a usá-la o faça com higiene.

Ajuste da bike: antes da aula, peça auxílio ao professor para posicionar a bicicleta. O banco deve ficar na altura da crista ilíaca ântero-superior (ossos do quadril), o guidom e o banco devem estar separados a uma distancia de aproximadamente um antebraço.


Procure SEMPRE um profissional qualificado. Saúde é coisa séria.



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