Nesta terça (1º), 960 alunos, que participaram da terceira edição do programa neste ano, receberam o certificado em solenidade no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O projeto #BoraVencer Profissionalizante formou nesta terça-feira (1º) 960 alunos da terceira turma de 2017 dos cursos oferecidos. Desde o início do ano, o governo de Brasília já qualificou 4,5 mil jovens nessa modalidade do programa.O governador Rodrigo Rollemberg participou da formatura do #BoraVencer Profissionalizante. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Por intermédio da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e da Subsecretaria da Juventude, a iniciativa visa beneficiar os estudantes brasilienses no âmbito profissional. O intuito é qualificá-los para facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

Na cerimônia de entrega dos certificados da terceira turma do #BoraVencer Profissionalizante, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o governador Rodrigo Rollemberg anunciou a abertura, em novembro, de nova edição do programa.

“A gente fica muito gratificado de ver que o esforço do governo em investir na nossa juventude, em um momento de dificuldade, está sendo valorizado por vocês.” Rollemberg destacou que o BoraVencer, em todas as modalidades, já formou 22 mil alunos.
"A gente fica muito gratificado de ver que o esforço do governo em investir na nossa juventude, em um momento de dificuldade, está sendo valorizado por vocês"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Para o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, a formatura trouxe a sensação de dever cumprido. Presente na solenidade, ele expressou votos de que os alunos “possam, por meio dessa oportunidade, conquistar autonomia, sucesso, e todos os sonhos que têm”.

Subsecretária da Juventude, Aline Bezerra agradeceu o investimento do governador na juventude de Brasília. “Hoje vocês têm condições de dizer que têm qualificação.”

Na terceira edição deste ano, os jovens tiveram a oportunidade de se capacitar nas áreas de: robótica; mecânico de autos; programador de aplicativo Android; maquiagem e design de sobrancelha; organizador de eventos; assistente administrativo e auxiliar de contabilidade.

Com 200 horas-aula, os cursos foram ministrados no Plano Piloto e em Ceilândia, de maio e julho.
Como surgiu o projeto #BoraVencer

O #BoraVencer foi criado para atender à demanda eleita na Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desde 2016, já foram dados 13 aulões e dois cursos intensivos, que atenderam 22 mil estudantes. Dos inscritos no programa, 728 foram aprovados em universidades públicas do Distrito Federal.

Para a linha Concursos, foram 5 mil jovens em dois aulões, com 400 aprovados para professor temporário e cerca de mil no certame para efetivos da Secretaria de Educação.
#BoraVencer Intensivão Concursos inscreve até 10 de agosto

Até 10 de agosto, estão abertas as inscrições para o #BoraVencer Intensivão Concursos. São 1.350 vagas para a capacitação com foco em disciplinas básicas de concursos públicos, como direito constitucional e administrativo.

As aulas serão ministradas nos três turnos, de segunda a sexta-feira, de 21 de agosto a 1º de novembro. Serão 200 horas-aula de disciplinas como gramática, interpretação de texto, legislações, direito administrativo, direito constitucional, redação, raciocínio lógico e informática.
21 de agosto a 1º de novembroPeríodo de aulas do BoraVencer Intensivão Concursos

O #BoraVencer Intensivão Concursos terá turmas na Asa Norte, na Asa Sul, em Brazlândia, em Ceilândia, no Gama, no Guará, em Planaltina, em Samambaia e em Taguatinga.

Os interessados devem se inscrever pelo site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

Podem se candidatar jovens de 15 a 29 anos, e as vagas serão preenchidas de acordo com critérios de vulnerabilidade social, com preferência para alunos da rede pública.