No dia 26/07, o deputado Raimundo Ribeiro se reuniu com os ‘baleiros’ da Associação da União dos Vendedores Ambulantes nos Transportes Coletivos do DF e entorno (UNIVATC), que tem como intuito a comercialização de iguarias dentro dos transportes públicos, de forma controlada e organizada.

O encontro com o grupo, foi para eleger a diretoria e aprovar o estatuto da Associação, além de ajustar a profissionalização destes vendedores.

O distrital, que já havia se comprometido com o caso, informou que os vendedores tem todo o direito de lutar por um trabalho digno para sustentarem seus familiares. “Devido ao caráter social envolvido, me comprometi com o caso e tentei de todas as formas procurar os órgãos responsáveis para tentarmos regularizar essa situação. Quero dizer que sou a favor do trabalho honesto e luto pelos trabalhadores que querem pagar suas contas do fim do mês”, finaliza.

O presidente da Associação, William Jones, disse que é muito gratificante saber que a luta valeu a pena. “Fico feliz de saber que vamos poder ter acesso aos ônibus e sermos tratados como trabalhadores. Somos amigos e decidimos nos unir para esta grande realização”.
Apoio

No dia 04/07, o parlamentar se reuniu pela primeira vez com os vendedores, no qual ressaltou o total apoio ao trabalho realizado pelos ambulantes dentro dos transportes públicos do Distrito Federal e Entorno.

Na época, o distrital se comprometeu a tentar solucionar o problema e também a buscar, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cursos profissionalizantes para esses trabalhadores.

Sem perder tempo, o parlamentar se reuniu, no dia seguinte, com o presidente da Associação das Empresas Concessionárias do Transporte Público do DF (TRANSIT), Barbosa Neto, e apresentou uma proposta para realização da atividade dos ambulantes no transporte coletivo. Após muita conversa, o representante da Associação destacou a necessidade de regulamentação pelo DFTRANS e pela Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle.