Neste mês, centro de atendimento na Quadra 208 passou a ser exclusivo para o tratamento de doenças crônicas. Equipe atende pacientes encaminhados pela atenção primária.

A rede pública de saúde do Distrito Federal passou a contar, neste mês, com o Centro de Atendimento Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão, na 208 Norte.Centro de atendimento na 208 Norte passou a ser exclusivo para o tratamento de doenças crônicas. Equipe atende pacientes encaminhados pela atenção primária. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A unidade vai atender moradores das seguintes regiões: Candangolândia, Cruzeiro, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Park Way, Plano Piloto, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II. O encaminhamento é feito pelo sistema de atenção primária.

O local funciona das 7 horas ao meio-dia e das 13 às 18 horas. A equipe é composta por:
12 médicos das especialidades de endocrinologia adulta e pediátrica e nefrologia
Seis enfermeiros
Três nutricionistas
Dois psicólogos
Dois técnicos de enfermagem
Um farmacêutico
Um fisioterapeuta

A estrutura foi instalada no espaço antes ocupado pelo Centro de Saúde 12, que prestava serviços da atenção primária. A equipe continuará acolhendo os pacientes durante o período de transição e os orientará a recorrer às outras unidades básicas de saúde da área, na 114/115 Norte e na 905 Norte, em busca dos serviços que eram oferecidos no Centro de Saúde 12.

Gerente do centro especializado, Eliziane Leite explica que, ao término do processo, o local oferecerá apenas tratamento para quem tem diabetes, obesidade e hipertensão – doenças consideradas crônicas e sem cura.

“Esse atendimento diferenciado integra a Linha de Cuidados para o Manejo de Sobrepeso e Obesidade da rede, pois pessoas com essas doenças necessitam de assistência com equipe multiprofissional”, explica a endocrinologista.