Pesquisa da Fecomércio mostra que as lojas vão contratar mais neste fim de ano na comparação com 2016

A contratação de trabalhadores temporários para atuar no comércio brasiliense durante o Natal e o Réveillon será um pouco maior este ano do que na comparação com 2016. É o que mostra levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio. De acordo com o estudo, 31,8% dos empresários farão contratações. Isso significa que serão abertas 3,9 mil vagas temporárias no DF. No ano passado, na mesma época, o índice foi de 16,3%, quando 3,8 mil postos foram gerados.

O levantamento ouviu 425 lojistas de shopping e de lojas de rua, de 15 segmentos diferentes, entre os dias 7 e 9 de agosto. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, aponta que os empresários pretendem realizar as contratações no período entre a primeira quinzena de novembro e a primeira quinzena de dezembro de 2017. Este momento deverá concentrar, aproximadamente, 80% das contratações temporárias.

Natal: aprenda como transformar o emprego temporário em efetivo
Fim de ano será de poucas contratações temporárias no Distrito Federal“O trabalhador deve ficar atento às vagas temporárias, pois as pessoas podem encarar a oportunidade como uma chance de efetivação. O bom desempenho do funcionário aliado à vontade de crescer no ambiente profissional são fundamentais para a entrada no mercado”, ressalta Adelmir.

Os principais critérios indicados para seleção foram: disponibilidade de tempo integral (71,9%) e experiência (52,6%), evidenciando um perfil de profissional específico para o varejo, ou seja, que conheça a dinâmica do comércio e procure a atividade como sua principal ocupação.

O comércio do Distrito Federal deverá aumentar o seu quadro de funcionários temporariamente em 8,63%. Os empresários foram questionados também sobre a possibilidade de efetivação de algum temporário, e 75,6% informaram que pretendem efetivar algum temporário.

A Fecomércio informou que os interessados nas vagas devem procurar diretamente o empregador. “Nas lojas de shoppings, onde eles mais contratam, já deixam um aviso sobre vagas temporárias para o fim do ano”.


Cinco dicas que podem ajudar os temporários a ser efetivados


ARTE/METRÓPOLES

Servir bem é uma arte
Quem não gosta de ser bem atendido? Um sorriso, um cumprimento educado, mostrar-se à disposição… Tudo isso deixa todo mundo feliz! Exerça sua função com compromisso, seja com clientes ou colegas. Cada vez mais as empresas levam mais em conta o comportamento do que o conhecimento técnico na hora de contratar.


ARTE/METRÓPOLESO visual conta
Lojas de roupas e calçados são duas das que mais contratam. Normalmente, há salário fixo e mais comissão, o que garante boas perspectivas de grana extra. Atenção: sua apresentação pessoal vai contar. Uma roupa legal, cabelos bem cortados, barba feita, unhas arrumadas pesam na hora da contratação.




ARTE/METRÓPOLES
Saber ouvir para depois falar
Aquele vendedor que fala pelos cotovelos até ganhar o cliente no cansaço está fora de moda. O importante é ouvir com calma, paciência e boa vontade o que o cliente quer para depois servi-lo melhor e trazer o produto mais adequado ao seu orçamento e gosto. Essa postura de ouvir com atenção não serve apenas para lidar com clientes, mas também com colegas, gerentes e todos que estão à sua volta.




ARTE/METRÓPOLES
Crie sua rede de contatos
Esse é um ótimo momento para conhecer pessoas, não só do lugar em que você vai trabalhar, mas lojas e colegas das proximidades. Se você passar uma boa impressão, de que quer trabalhar, crescer, e tem disposição, certamente não será esquecido em um momento de vagas abertas.




ARTE/METRÓPOLES



Temporário pode ser o começo de uma carreira
Não tenha dúvida: você será observado em todas as suas atitudes, ainda que o trabalho seja temporário. A época de fim de ano costuma ser uma espécie de laboratório para as empresas, um celeiro para colher os melhores talentos que podem ser aproveitados quando tiver uma vaga aberta e estável. Como janeiro é um período de baixo movimento, as efetivações não costumam acontecer logo após as festas de fim de ano. Mas se você marcou presença com uma boa postura, competência e proatividade, tenha certeza de que você está na lista de futuros colaboradores.

Fonte: www.vagas.com

LEONARDO ARRUDA/METRÓPOLES