Governo promove diversas ações nesta sexta-feira (22) para incentivar a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel.

Para comemorar o Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta sexta-feira (22), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, foi para o Palácio do Buriti hoje de manhã de bicicleta. Ele partiu da 204/205 da Asa Sul e seguiu para a sede do Executivo local.Para comemorar o Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta sexta-feira (22), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, foi para o Palácio do Buriti hoje de manhã de bicicleta. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O Dia Mundial sem Carro tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel para a mobilidade. Também propõe que as pessoas utilizem, ao menos neste dia, outros meios de transporte, como a bicicleta.

Rollemberg aproveitou o percurso para avaliar a dificuldades enfrentadas pelos ciclistas nas ruas da cidade. “É importante identificar alguns problemas que os ciclistas vivem no dia a dia e preparar cada vez mais Brasília para o uso da bicicleta como meio de transporte”, disse.

Entre os avanços feitos pelo governo, ele destacou a construção de ciclovias (como a da Estrada Parque Taguatinga); o lançamento do Plano de Ciclomobilidade de Brasília; a ampliação no número de bicicletas compartilhadas; e a entrega de terminais de ônibus novos ou reformados. As ações, destacou o governador, contribuem para a redução do número de feridos e de mortes no trânsito.

Acompanharam o governador os secretários de Mobilidade, Fábio Damasceno, e de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; o secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski; e os embaixadores da Suécia, Per-Arne Hjelmborn, dos Países Baixos, Han Peters, e do Reino Unido, Vijay Rangarajan.
Governo promove série de atividades para o Dia Mundial sem Carro

Estão programadas para esta sexta diversas ações voltadas para a cidadania e a qualidade de vida. A ideia é provocar reflexões na população sobre o impacto do uso dos automóveis no meio ambiente.

Uma tenda central foi montada no estacionamento da Quadra 6 do Setor Comercial Sul, em frente à W3 Sul, com atividades que envolvem mobilidade urbana, diálogos e apresentações culturais. Veja a programação completa.

Para atender a população que trabalha no Setor Comercial Sul, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) mantém hoje uma linha especial para quem estacionar no Parque da Cidade.

O ônibus circular 109.7 fará o trajeto entre o Setor Comercial Sul e o Estacionamento 13 do Parque da Cidade, passando pelo Venâncio Shopping e pelo Setor de Rádio e TV Sul. O veículo fará o retorno ao parque na altura do Hospital de Base.

A linha vai circular até as 22 horas, com 20 minutos de intervalo entre uma viagem e outra nos horários de pico, e de 30 minutos nos horários de entrepico.

Além disso, o a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) liberou o acesso ao sistema para os usuários que estiverem com bicicleta. Os dois últimos vagões de cada trem serão reservados a ciclistas das 6 às 23h30.
Agência Brasilia