Promovida pelo Conselho dos Direitos do Idoso, em parceria com a Secretaria do Trabalho, conferência para discutir avanços e desafios das políticas públicas para a terceira idade ocorrerá na CNTI, das 8h30 às 13 horas.

O Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal, em parceria com a Coordenação da Pessoa Idosa, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, promoverá o 1º Fórum Distrital de Envelhecimento Ativo. Estão previstos debates, palestra e oficinas temáticas.

A conferência, que tem por finalidade discutir avanços e desafios das políticas públicas para a terceira idade, foi concebido por ocasião do Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A ideia é propiciar reflexões sobre os fatores necessários ao envelhecimento com dignidade.

O fórum está agendado para quinta-feira (5), das 8h30 às 13 horas, na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), na 505 Norte.

Com base nos debates, pretende-se desencadear ações em conjunto com o poder público para construção do Plano Distrital do Envelhecimento Ativo.

Na minuta do plano, a ser discutida no evento, estão registradas demandas e propostas levantadas em conferências, oficinas e diálogos de direitos humanos da pessoa idosa, com a participação de entidades representativas desse segmento.

A organização prevê a participação de 150 pessoas em cinco grupos temáticos com o objetivo específico de nortear, aprovar e propor as diretrizes e ações a serem implementadas no DF por meio do plano.

Esses grupos apresentarão sugestões de ações para os seguintes temas:
Assistência social
Educação
Esporte, cultura e lazer
Saúde
Acessibilidade
Transporte
Família e habitação
Direitos humanos
Enfrentamento à violência
Segurança
Trabalho e previdência social

Terão papel ativo no fórum dirigentes de centro de convivência de idosos, bem como integrantes da rede de atendimento à pessoa idosa. O resultado das discussões servirá também como fundamento para a próxima conferência distrital sobre o tema.


Programação do 1º Fórum Distrital de Envelhecimento Ativo

5 de outubro (quinta-feira)

Na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) — 505 Norte



Das 8h30 às 9 horas — credenciamento e distribuição de material



Das 9 horas às 9h30 — composição de mesa e abertura

Execução do Hino Nacional — cantora Brésia Soares



Das 9h30 às 10 horas — palestra magna Envelhecimento Ativo, proferida pela assistente social Maria Luciana Leite, especialista em saúde do idoso e apresentadora do programa Viva a Vida, na Rádio Imaculada



Das 10h30 às 11h20 — Grupos de trabalho e levantamento das necessidades e demandas:

Grupo azul — assistência social e previdência

Grupo amarelo — trabalho, educação, esporte, cultura, lazer

Grupo vermelho — saúde

Grupo verde — habitação, acessibilidade e transporte

Grupo lilás — segurança, direitos humanos e enfrentamento à violência



Das 11h20 às 12 horas — apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho na plenária



13 horas — encerramento