Comemoração proposta por Agaciel Maia

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza nesta terça-feira (14) sessão solene para homenagear os Guardas Mirins. A homenagem ocorre no Plenário desta Casa, a partir das 19h. O evento é de iniciativa do deputado distrital Julio Cesar (PRB).

O distrital observa que A Guarda Mirim é um projeto social com mais de 50 anos de existência no auxílio ao jovem de 14 a 18 anos. Entre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na lei do menor aprendiz, o projeto pré-profissionalizante e a complementação educacional. Iniciou-se como um projeto assistencialista, contudo, com o tempo ganhou novas dimensões e perspectivas, tornando-se um agente importante na formação moral, profissional e ética dos assistidos.

O parlamentar ainda lembra que o projeto não se filia a nenhuma corrente religiosa, ideológica ou política e não está organizado em nenhuma estrutura rígida de comando. A iniciativa de instalação do projeto é feita por voluntários, normalmente em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo. A Guarda Mirim de Rio Claro e Carangola estão entre as mais antigas do Brasil.

Montoro (Coordenadoria de Comunicação Social)