Encontro que ocorreu nesta quarta (29) faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas 

Alunos do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia receberam o embaixador do Paraguai, Manuel María Cáceres, nesta quarta-feira (29).Os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia fizeram apresentações de quadrilha durante visita do embaixador do Paraguai. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O encontro é uma retribuição à visita que ocorreu em 14 de setembro, quando os estudantes da unidade de ensino conheceram a embaixada.

O intercâmbio faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas, que estimula a troca cultural entre alunos da rede pública de ensino de Brasília e as representações diplomáticas no Brasil.

Para receber o diplomata, os estudantes fizeram apresentações de quadrilha junina, capoeira e hip-hop, entre outras. O embaixador também conheceu os projetos de sustentabilidade da escola.

A aluna Ana Clara Reis dos Santos, de 13 anos, explicou como funciona o projeto que capta a água descartada do bebedouro para ser reutilizada na horta e na climatização das salas.

Ela disse se sentir muito honrada em mostrar um pouco do projeto escolar para o representante do país vizinho. “Isso nos traz mais conhecimento e enriquece ambas as partes.”A aluna Ana Clara Reis dos Santos, de 13 anos, apresentou ao embaixador Manuel María Cáceres o sistema de irrigação da horta com água de reuso. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

“É uma experiência muito gratificante compartilhar com a juventude”, destacou o embaixador Manuel María Cáceres.

Segundo a diretora da unidade de ensino, Alzira Formiga, o projeto [Embaixadas de Portas Abertas] ampliou os horizontes dos jovens. “Temos alunos que nunca foram ao Plano Piloto e agora estão trocando experiências com pessoas de outros países.”

A chefe da Assessoria Internacional do governo de Brasília, Renata Zuquim, destacou a importância do retorno das embaixadas às escolas. “A gente consegue levar um pouquinho de Brasília para o mundo”.

A visita se encerrou com a degustação de comidas típicas brasileiras, como galinha com pequi, suco de cajá e cuscuz.
O programa Embaixadas de Portas Abertas

As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

A iniciativa, idealizada pela colaboradora do governo Márcia Rollemberg, é uma parceria da Assessoria Internacional, da Secretaria de Educação e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.

Embaixadas interessadas em participar podem enviar e-mail para assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.