Com mais de mil inscritos, a sétima edição do evento vai até 3 de dezembro. Cerimônia de abertura foi na manhã desta sexta (24), no Palácio do Buriti.

Até 3 de dezembro, servidores de Brasília poderão revelar habilidades nas quadras e nos palcos na sétima edição do Festival Esportivo e Cultural dos Servidores no âmbito da administração direta e indireta do Distrito Federal (Festserv). Neste ano, a programação ficou mais longa e com novas atrações.Na abertura oficial do Festival Esportivo e Cultural dos Servidores, na manhã desta sexta (24), a secretária de Planejamento, Leany Lemos, destacou a importância de o evento ser uma política de Estado. Foto: Mary Leal/Agência Brasília

Além de várias modalidades esportivas, o festival terá apresentações de servidores com talentos na fotografia, na música, na dança, na poesia e nas artes plásticas. Eram 1.013 participantes até as 10 horas desta sexta-feira (24), mas as inscrições para modalidades individuais permanecem abertas.

A ideia é unir momentos de lazer e atividades físicas e, com isso, valorizar o servidor, um dos objetivos estratégicos do governo. O festival integra a Política de Valorização de Servidores do DF, instituída pelo Decreto nº 37.648, de 2016.

Na manhã de hoje (24), na abertura oficial do evento no Palácio do Buriti, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, destacou a importância de o evento ser uma política de Estado.

“Fizemos uma pesquisa na Secretaria [de Planejamento] e vimos que mais de 90% dos servidores têm a vida espiritual em dia, mas não os esportes. Cuidar da saúde é fundamental, e o Festserv desperta isso”, disse.

O Festserv começou em 2011, com a então Secretaria de Governo, e contou com 240 servidores naquele ano. Apenas em 2016 foi transformado em política de Estado. Ele é organizado por um comitê composto por diversos órgãos públicos.

Durante a cerimônia de hoje, houve a entrega da premiação para os três órgãos mais bem colocados no Festserv do ano passado. Pela Polícia Militar do DF, a campeã, o capitão Eduardo Matos Sampaio de Souza recebeu a honraria. Pelo Corpo de Bombeiros, foi a sargento Vick Dantas Rocha. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), terceira colocada, foi representada por Igor Pereira Alves Natividade.
Onde vão ocorrer as competições esportivas do 7º Festserv

As disputas serão no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros (Setor Policial Sul, Área Especial 3) e na quadra de areia da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Parque Estação Biológica, Asa Norte). Se necessário, haverá jogos em centros esportivos da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

“Esporte, cultura e educação, atrelados à saúde, são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Como ex-atleta, entendo o esporte como algo que nos faz entender a força do coletivo, lidar melhor com as frustrações”, destacou a secretária do Esporte, a medalhista olímpica Leila Barros.

Os três primeiros colocados em cada competição esportiva receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Já os três órgãos mais bem colocados na classificação geral, no critério olímpico, levarão troféus.

O local da programação artística será definido como base no número de inscritos e na natureza das apresentações.

A ficha de inscrição preenchida deve ser enviada pelo e-mail festserv.gdf@gmail.com. Mais informações estão disponíveis pelos telefones (61) 3961-1686 ou (61) 99248-0378.
Quem pode participar do 7º Festserv

Qualquer servidor do Distrito Federal pode se inscrever, seja do Executivo, do Legislativo ou do Tribunal de Contas do DF.

Um deles é Flávio Laurindo Machado, de 34 anos, que trabalha na Fundação Hemocentro de Brasília. “Sempre gostei de esporte e acho fundamental para manter a saúde. Corro quando posso, pratico vôlei às segundas e quartas e jogo futebol aos fins de semana”, disse Machado, inscrito no atletismo, no futebol, na natação e no vôlei de areia.

A inscrição pode ser feita por:
servidor efetivo ou aposentado
cedido ao governo de Brasília
comissionado
empregado público distrital
estagiário vinculado às unidades administrativas do DF e que tenha mais de 18 anos
empregado público de empresa terceirizada vinculada às unidades administrativas do DF
egresso atendido pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) que preste serviços em setor de órgão participante
Atividades culturais


Concurso de fotografia
A fotografia deve ser um registro inédito feito no Distrito Federal e entregue em meio virtual e impresso, sem nenhum tipo de tratamento ou filtro, nos formatos especificados no edital. A inscrição é individual.

Exposição de poesias
O objetivo é divulgar as obras literárias dos servidores, sem concurso ou premiação. Os interessados em expor poesias (produção autoral) deverão entregá-las impressas. Ao fim do evento, elas poderão ser levadas pelos visitantes.

Mostra de talentos
Ao se inscrever, os candidatos devem informar qual é o talento e como gostariam de se apresentar.
Atividades de lazer


Passeio ciclístico
O encerramento do 7º Festserv vai ter passeio ciclístico pelo Eixo Monumental de Brasília, com concentração na Praça do Buriti. Toda a programação será definida de acordo com os critérios do regulamento e sujeita a adaptações em função do número de inscritos e da natureza do evento.


7º Festserv – Festival Esportivo e Cultural dos Servidores do DF
De 24 de novembro a 3 de dezembro
Inscrições para modalidades individuais pelo www.brasilia.df.gov.br/festserv