Caesb conclui conexão do reservatório de Santa Maria com o do Descoberto

Interligação de sistemas vai permitir equilíbrio no fornecimento de água em regiões ameaçadas por desabastecimento;

Para auxiliar no combate à crise hídrica em Brasília, a estação elevatória da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb-DF), localizada na Asa Norte, teve parte do equipamento trocado neste domingo (10).O governador Rodrigo Rollemberg fez uma vistoria das obras junto com o presidente da Caesb, Maurício Luduvice. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, fez uma vistoria das obras junto com o presidente da Caesb, Maurício Luduvice. “As instalações vão permitir que parte das águas do reservatório de Santa Maria possa servir a regiões que hoje são abastecidas pelo Descoberto”, explicou Rollemberg.

Em reforma há quatro meses, a estação não pôde ser alterada de uma vez porque leva água para algumas regiões de Brasília. Por isso, o trabalho foi feito hoje, quando o Guará está em racionamento e parar o abastecimento não terá efeito para a população.

Segundo Luduvice, a estação é antiga, mas precisa passar pela mudança porque o reservatório de Santa Maria fica em uma região mais baixa. Não havia força suficiente na estrutura anterior para levar a àgua.

Isso só foi possível porque o sistema de captação do Bananal, inaugurado em outubro, reforçou o sistema de Santa Maria e deu o suporte para a transferência.

“Os trabalhos serão feitos até a 1 hora de segunda-feira (11), com substituição dos conjuntos de motores de bomba, dos conjuntos de sucção e dos conjuntos de recalque”, detalhou o presidente.

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo