Deputado Lira

A Câmara Legislativa realiza nesta segunda-feira (11), às 19h, sessão solene para celebrar semana distrital do samba. A homenagem ocorrerá no plenário da CLDF. O evento é de iniciativa do deputado Lira (PHS).

O deputado Lira lembra que o samba celebrou seu centenário em 2016 e que é uma das principais manifestações culturais brasileiras. O gênero musical passou a ser consagrado quando uniu o batuque dos negros – que migraram da Bahia para o Rio de Janeiro – com a malandragem carioca. Ganhou as ruas, avenidas e clubes no Carnaval, a partir da década de 1920. Mais tarde, chegou às rádios, o mais popular meio de comunicação do início do século passado.

O parlamentar ressaltou ainda que hoje o samba se manifesta nos blocos, nos clubes, nas ruas, nas rodas de amigos, nas festas familiares e "em todos os lugares onde se curte a música e o gingado que só os brasileiros têm". O evento está incluído no calendário oficial do Distrito Federal, conforme a Lei 5.721/2016, de autoria do próprio deputado Lira e sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg.

Lira é presidente da Frente Parlamentar de Cultura Popular e Desenvolvimento Social da Câmara Legislativa, criada pelo deputado para acompanhar projetos e programas direcionados à programação cultural e à preservação do patrimônio histórico (material e imaterial) e arquitetônico do Distrito Federal. O colegiado também busca incentivar mecanismos de produção, preservação e difusão cultural.

Montoro (Coordenadoria de Comunicação Social)