Crianças recebem 17 mil brinquedos arrecadados em campanha do governo

Doações foram distribuídas nesta quarta (13) a entidades assistenciais cadastradas na Ceasa-DF. Outras 3 mil foram entregues a órgãos como os conselhos tutelares.

Dos 23 mil brinquedos arrecadados na campanha de doação promovida pelo governo de Brasília neste ano, 17 mil foram repassados, nesta quarta-feira (13), a entidades cadastradas pelo Banco de Alimentos da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).A colaboradora do governo Márcia Rollemberg, entusiasta da campanha, participou da cerimônia de entrega dos 17 mil brinquedos. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A cerimônia de entrega ocorreu na sede da Ceasa, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), e contou com a presença de representantes de cerca de 120 instituições assistenciais.

Beneficiadas com os brinquedos, crianças da Creche São José do Operário, da Estrutural, abriram o evento cantando músicas natalinas. O espaço cuida de 136 meninos e meninas de 3 a 5 anos de idade.

Segundo a nutricionista da creche, Patrícia Nascimento, as crianças ficam muito felizes cada vez que ganham alguma coisa, não só bens materiais, mas também a visita de doadores. “Os pais, como vivem em comunidade carente e muitos são catadores do lixão, às vezes não tem condições de comprar presentes”, acrescentou.

A campanha de arrecadação foi coordenada pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e teve o apoio de diversos órgãos do governo e da sociedade civil.
Distribuição dos outros 6 mil brinquedos

Além dos 17 mil doados hoje, 3 mil brinquedos serão entregues à Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) para que sejam recuperados ou reciclados.

Outros 3 mil já foram distribuídos entre os conselhos tutelares do DF, o sistema socioeducativo e o Centro Integrado 18 de Maio, que tem brinquedoteca.

As doações foram feitas como parte do Mês da Criança, em outubro, que tinha como mote Direito de Ser Criança, Direito de Ser Feliz. A campanha é também uma das ações do programa Criança Candanga.
Foco na defesa dos direitos da criança

Durante a entrega desta quarta, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, entusiasta da campanha, ressaltou a importância da defesa dos direitos das crianças. “Não podemos ser omissos. Temos que assumir as crianças como prioridade da nossa cidade.”

O envolvimento da sociedade civil e de voluntários na ação foi destacado pelo secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo. “É uma corrente gigante que envolve todo o governo e a sociedade. São milhares de pessoas. Acredito que o DF está mostrando o potencial que tem para doar, ajudar e contribuir.”

Segundo o presidente da Ceasa, José Deval, o sistema cadastral do Banco de Alimentos foi usado para fazer a distribuição eficiente das doações. “Nós entramos com essa parte da inteligência logística, ajudando na separação.”

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.