Governador recebeu representantes da categoria nesta segunda (11) para tratar de projeto que prevê fomento ao serviço de radiodifusão no DF.

Radialistas do Distrito Federal estiveram com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, para apresentar demandas da categoria. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (11), no Palácio do Buriti.O governador Rodrigo Rollemberg recebeu representantes da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Distrito Federal para tratar de projeto que prevê fomento ao serviço no DF. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Rollemberg ressaltou o caráter cultural dos programas locais. “Tenho um grande apreço pelas rádios comunitárias, canais de linguagem acessível, que sabem o que a comunidade precisa e ajudam a difundir as questões de interesse comum”, declarou.

Entre outros assuntos, os representantes das rádios pediram celeridade ao Executivo na sanção do Projeto de Lei 1.399, de 2016, que institui a o Programa Distrital de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária.

O documento, de autoria da deputada distrital Luzia de Paula (PSB), tem como objetivo apoiar a manutenção e o desenvolvimento de programas contínuos e favorecer e difusão da cultura local por meio do rádio.
"Vamos avançar no projeto dentro dos instrumentos legais e nos esforçar para que as rádios sejam fortalecidas e vistas com a importância que devem ter"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

O diretor-presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Distrito Federal, Divino Cândido Ferreira, ressaltou que o projeto de lei trata da sobrevivência dos veículos. “Queremos o fortalecimento da comunicação por meio do nosso instrumento, que é a radiodifusão”, disse. De acordo com a entidade, há 34 rádios comunitárias no DF.

Segundo o governador, o Executivo trabalha para sancionar o texto, com alguns vetos jurídicos. “Vamos avançar no projeto dentro dos instrumentos legais e nos esforçar para que as rádios sejam fortalecidas e vistas com a importância que devem ter”, defendeu Rollemberg.

Representante da rádio Riacho FM, Ronaldo Martins reforçou a importância do veículo na democratização da informação. “Falamos a linguagem que o trabalhador entende, com clareza. É um trabalho que exige muita paixão e que requer o mínimo de garantia para que consigamos nos manter ativos.”

Presente à reunião, a autora do projeto, deputada distrital Luzia de Paula, definiu a decisão do Executivo como “a vitória de uma luta que fortalecerá os meios de comunicação.”

Também acompanhou o encontro o secretário de Comunicação do governo de Brasília, Paulo Fona.