Com inscrições gratuitas, encontro nesta quinta (11) e na sexta (12) é um dos eventos preparatórios oficiais do 8º Fórum Mundial da Água.

O 2º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade chega a Brasília, nesta quinta (11) e na sexta-feira (12), para promover um debate sobre a importância do recurso hídrico nas variadas áreas do saber. O tema proposto para esta edição é Águas pela Paz.

Com inscrições gratuitas, o encontro ocorre no auditório do Museu Nacional da República e é um dos eventos preparatórios oficiais do 8º Fórum Mundial da Água, que será em março na capital federal.

O governo de Brasília está entre os organizadores do seminário internacional, por meio da Secretaria do Meio Ambiente.

Em painéis temáticos, o evento vai reunir cientistas, especialistas e líderes humanitários para tratar do tema água sob visão transdisciplinar. Entre os assuntos a serem explorados estão:
Educação, arte e cultura
Saberes e tradições
Plataformas internacionais, pesquisa e inovação sob a perspectiva transdisciplinar
Gestão de territórios e mediação de conflitos

Este último será mediado pela subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente, Maria Sílvia Rossi.

A lista de palestrantes do seminário conta com o mestre espiritual Sri Prem Baba, o PhD em biofísica Beverly Rubik, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, e o diretor do Memorial dos Povos Indígenas, Álvaro Tukano, entre outros.

Além dos debates, o público poderá participar de atividades como práticas de tai chi chuan e meditação e oficinas de ecopedagogia e estamparia manual em tecido.

De acordo com o chefe da Unidade Estratégica de Água da Secretaria do Meio Ambiente, Sergio Ribeiro, o seminário propõe um alcance maior. “Cria-se um tipo de relação com a água que trabalha o lado consciente, emocional e do sentir”, destaca.
Carta Águas pela Paz

Outro destaque do seminário é a criação da Carta Águas pela Paz. O documento será apresentado como contribuição para o 8º Fórum Mundial da Água e para o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama 2018).

“A carta representa diretamente esse diálogo da população sobre a questão hídrica, propondo soluções mundiais para a conservação ambiental”, diz Ribeiro. A contribuição ao documento será feita durante todo o evento.

Nos dias 12 e 13, a Carta Águas pela Paz ficará disponível para a contribuição on-line pelo site oficial do evento.

2º Seminário Internacional Água e Transdiciplinaridade — Águas pela Paz

11 e 12 de janeiro (quinta e sexta-feira)

A partir das 14h30

Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2, Eixo Monumental)

Inscrições pelo site aguaspelapaz.eco.br

Entrada gratuita