Pico foi marcado na Estação de Águas Emendadas; também no domingo, umidade do ar chegou a 25% – menor índice de janeiro. Segundo Inmet, há previsão de pancadas de chuvas isoladas a partir de quarta.

Por G1 DF

Cambuís na área central de Brasília com a Torre da TV ao fundo (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)


O Distrito Federal registrou no último domingo (21) a maior temperatura em 2018, até o momento: 32,4 ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o pico foi marcado pela Estação de Águas Emendadas, em Planaltina, durante a tarde.

Também no domingo, a umidade relativa do ar chegou a 25% em Planaltina – menor índice do mês de janeiro. A umidade é baixa o suficiente para colocar o DF em estado de atenção, que considera a faixa entre 20% e 30%. Segundo a Defesa Civil, esse aviso só é emitido quando o índice permanece no intervalo durante cinco dias consecutivos.

A baixa umidade do ar é considerada preocupante pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelos efeitos que provoca no organismo – desidratação, mal-estar, dificuldade de respiração e ressecamento de mucosas. Segundo o órgão, a umidade ideal é de, no mínimo, 60%.

O meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho informou que esse cenário deverá prevalecer até terça-feira. A partir de quarta, no entanto, há previsão de mudanças climáticas.

“Teremos possibilidade de pancadas de chuvas isoladas a partir de quarta-feira. Na sexta e durante o fim de semana, a previsão é de mais chuva.”