Foto: Elio Rizzo/Jornal de Brasília/CEDOC

De acordo com o Inmet, até esta segunda-feira (5) já choveu aproximadamente 48% do previsto para os 28 dias do mês

Matheus Venzi
matheus.venzi@grupojbr.com

Água que não acaba mais! De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até esta segunda-feira (5) já choveu aproximadamente 48% do previsto para fevereiro. Foram registrados 105,4mm de chuva, enquanto a média do mês é de 217,5 mm. O Instituto acredita que esse número seja facilmente ultrapassado até o dia 28.

A meteorologista consultora do Inmet, Ingrid Peixoto, chama a atenção para a grande quantidade de água registrada durante o último fim de semana. “Entre sábado [3] e domingo [4] foram acumulados 52,4 mm”, conta. A previsão é que pelo menos até o dia 13, o volume de precipitações continue grande. Segundo Ingrid, até lá, é possível que o DF acumule mais 90mm de água.

Nesta semana, as temperaturas mínimas devem variar entre 17ºC e 18ºC. As máximas ficam entre os 25ºC e 26ºC. Já a umidade relativa do ar deve oscilar de 100% pela manhã à 70% no período da tarde. Os ventos terão intensidade de fraca a moderada. “O tempo terá muita variação de nebulosidade, poucos períodos com sol e chances de chuva a qualquer hora do dia”, explica a meteorologista.

Ingrid acredita que na segunda quinzena do mês o volume de chuvas possa diminuir. “Essas precipitações constantes estão acontecendo por causa da presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ZCAS é uma faixa de umidade que fica posicionada desde o sudeste do Amazonas, passa pelo Centro-Oeste, e vai pelo Sudeste até chegar ao Oceano Atlântico”, completa.

Depois que a Zona de Convergência for embora da região, o prognóstico é que apenas as chuvas de verão continuem. “Elas são precipitações intensas, mas, de curta duração”, finaliza Ingrid.

Reservatórios fecham domingo em alta

Os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria fecharam este domingo (4) com o maior percentual de volume útil do ano, de 47% e 36,7% respectivamente. Enquanto o primeiro reservatório registrou uma alta de 15% em relação ao valor de referência do mês, o outro está apenas 0,7% acima desse valor.