Exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata foi aberta na noite desta quinta (22) e ficará no Salão Branco até 16 de março.

O Palácio do Buriti recebe a partir desta quinta-feira (22) a exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata. A mostra marca os 80 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Sérvia.Mostra sobre Ivo Andric pode ser visitada até 16 de março, no Salão Branco do Palácio do Buriti. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Um pouco da obra do Prêmio Nobel de Literatura de 1961 poderá ser vista na sede do governo de Brasília até 16 de março.

A abertura, na noite de hoje, contou com a presença de cerca de 40 embaixadores de países com missões representativas na capital federal e da colaboradora do Executivo local Márcia Rollemberg.

Para ela, a parceria entre Brasil e Sérvia contribui para o enriquecimento cultural dos brasilienses. “O presente de aniversário [dos 80 anos] é conseguirmos ainda mais avanços nas relações entre nossos países. Fico muito feliz que o Salão Branco esteja na agenda cultural da cidade”, discursou Márcia.

Segundo o embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic, a exibição em Brasília é a primeira fora da Europa. “Agradeço ao governo por ter aceitado nossa proposta de homenagear nosso ganhador do Prêmio Nobel. É uma grande honra que essas comemorações ocorram durante minha missão em Brasília.”

A exposição é composta por 20 painéis, que revelam a obra de Ivo Andric com um panorama das cidades onde ele esteve, fotografias da vida privada, documentos e itens pessoais. Escritor e diplomata, Andric morreu em 1975 depois de ter morado em vários países europeus.

Em 1918, publicou o primeiro livro, Ex Ponto, com uma coletânea de poemas em prosa. A partir de 1920, cumpriu missões diplomáticas nas seguintes cidades:
Vaticano (Estado da Cidade do Vaticano)
Genebra (Suíça)
Madri (Espanha)
Bucareste (Romênia)
Paris (França)
Bruxelas (Bélgica)
Berlim (Alemanha)

Andric nasceu em 1892 na pequena aldeia de Dolac, nas cercanias de Trávnik, na Bósnia — naquela época, pertencente ao Império Austro-Húngaro.

Exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata
Até 16 de março (sexta-feira)
Das 8 às 18 horas, de segunda a sexta
Salão Branco do Palácio do Buriti (Eixo Monumental)
Entrada gratuita