Images/Shutterstock.com

A prática de exercícios físicos também pode ser uma aliada no controle da hipertensão, por melhorar a oxigenação do organismo e, assim, facilitar a circulação. Para aprofundar os estudos dessa relação, a Universidade Católica de Brasília (UCB), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), oferece aulas de pilates gratuitas para mulheres hipertensas. O período de triagem será na primeira quinzena de abril, às segundas, quartas e sextas durante o período matutino, na Clínica-Escola de Fisioterapia da UCB.

O projeto busca verificar o efeito benéfico da atividade, no controle da pressão arterial das participantes, e está direcionado para mulheres que não praticam nenhum tipo de exercício físico. Segundo a professora coordenadora do Projeto e do Curso de Fisioterapia da UCB, Yomara Lima Mota, a diferença entre o pilates e outras formas de exercícios são os princípios nele envolvidos, ou seja, respiração, força do abdômen, concentração, entre outros. “O diferencial deste projeto, porém, está na associação dos exercícios clássicos do pilates com os exercícios aeróbios”, esclarece.

Para participar, as interessadas devem ter entre 35 e 59 anos, fazer acompanhamento médico para o tratamento da hipertensão e tomar medicamento controlado para pressão arterial. Para agendar a triagem, é necessário ligar para o telefone (61) 3356-9141 e, no dia marcado, levar o encaminhamento médico, comprovante de residência e documentos pessoais, para efetivar a inscrição.

Serviço

Aulas de pilates gratuitas para mulheres hipertensas
Triagem: primeira quinzena de abril (segundas, quartas e sextas, período matutino).
Local: Clínica-Escola de Fisioterapia da UCB (Câmpus I – QS 7 – Lote 1 – Pistão Sul – DF).
Sala: Recepção da Clínica-Escola de Fisioterapia – Bloco F.

Fonte: Jornal de Brasilia