Via-Sacra do Morro da Capelinha mudará o trânsito em Planaltina

Myke Sena/Jornal de Brasília

O trânsito será alterado para a Via-Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, nesta sexta-feira (30). A tradicional procissão faz parte da Semana Santa.

A estimativa dos organizadores é que 150 mil pessoas compareçam ao evento.

A partir das 13 horas, a DF-230 terá sentido único no trecho entre o Colégio Agrícola e a rotatória com a DF-130. Uma das quatro vias de acesso ao Morro da Capelinha ficará fechada para passagem dos pedestres.

As outras pistas serão para tráfego de veículos, situações de emergências e para a produção. O acesso à área da via-sacra se encerra às 21 horas.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) estará presente com 48 agentes em 24 viaturas. Dois guinchos e uma empilhadeira da autarquia darão suporte caso seja necessário remover carros parados em locais proibidos.

Eventuais delitos poderão ser registrados na Delegacia Móvel da Polícia Civil. As delegacias físicas de Planaltina e de Sobradinho receberão reforço de policiais.

SOS Criança passa a funcionar todos os dias
Depois da Via-Sacra do Morro da Capelinha, o telefone do SOS Criança ficará permanentemente disponível 24 horas por dia.

Antes, o serviço era acionado apenas para eventos com grande público como o carnaval.

Por meio dele, as autoridades podem ser alertadas sobre ocorrências de desaparecimento. O número é o (61) 99212-7776.

Na mensagem, deve-se informar o lugar onde a criança foi encontrada, enviar uma foto dela e dizer sob a guarda de qual agente público ela ficou — policiais militares, bombeiros ou servidores do Detran.

Caesb vai fornecer 13 mil litros de água
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai distribuir 13 mil litros de água em pontos espalhados da entrada do evento ao topo do morro, onde ocorre a encenação da ressurreição de Cristo.

Haverá cinco unidades móveis: dois caminhões com uma caixa d’água de 5 mil litros cada um (na entrada e no fim do trajeto da via-sacra) e três veículos com caixa d’água de 500 litros cada uma.

Os servidores da Secretaria de Saúde contarão com o apoio de três pontos fixos, ao longo do percurso, com uma caixa d’água de 500 litros cada um.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança também serão atendidos pela Caesb com 3 mil copos de água.

Fonte: Agência Brasília

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.