Alunos da Escola Classe 20 de Ceilândia Sul participaram, na tarde desta segunda (23), de atividades para aprender sobre o funcionamento do sistema metroviário e a importância do conhecimento.

Um passeio guiado para conhecer os trens do metrô e participação em roda de leitura na Estação Central. Foi assim, com a mescla de teoria e prática, que 27 alunos do terceiro e do quarto anos da Escola Classe 20 de Ceilândia Sul passaram a tarde desta segunda-feira (23).Alunos da Escola Classe 20 da Ceilândia Sul durante roda de leitura. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Para formar passageiros mais conscientes, o programa Educação nos Trilhos leva alunos da rede pública do Distrito Federal para conhecer, de forma lúdica e divertida, o sistema metroviário e os benefícios desse meio de transporte.

O encontro de hoje serviu, ainda, para comemorar um ano do projeto Leitura Solidária – Compartilhe Cultura, que estimula na população o compartilhamento de livros nas estações de metrô, e também o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril.

Marcelo Dourado, presidente da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), conversou com os estudantes sobre as vantagens de um transporte eficaz e que não provoca engarrafamentos.
Programa Leitura Solidária promove intercâmbio de livros entre usuários em 14 estações do metrô

Ele aproveitou a ocasião para incentivar o hábito de leitura desde cedo. “Fico muito feliz de recebê-los aqui e, lembrem-se: ler é bom demais! É assim que nós adquirimos conhecimento”, observou.

O passeio partiu da Estação Ceilândia Sul e chegou à Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, onde atividades esperavam os pequenos. A programação envolveu:
Roda de leitura de clássicos da literatura infantil com a contadora de histórias da Biblioteca Pública de Ceilândia, Sandra Ribeiro
Distribuição de gibis
Apresentação do livro O Barato da Dona Baratinha, com a presença da autora, Paula Andrade
Demonstração da Engenhoca — ferramenta pedagógica que ensina às crianças o fluxo do dinheiro por meio da Oficina das Finanças

O palhaço Paçoca, criado e encarnado pelo empregado do Metrô-DF Rodrigo Cruz, acompanhou a viagem dos estudantes para reforçar a importância dos livros e para apresentar instruções sobre o uso do metrô.

“Falamos com eles sobre cuidados que temos de ter na estação, como não ultrapassar a linha amarela, ter atenção com o vão entre o trem e a plataforma, ainda mais porque os pés deles são pequenos, e sobre o vagão exclusivo das mulheres”, detalhou.

O projeto, uma parceria da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e da Secretaria de Educação, faz parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

Na ocasião, houve a assinatura simbólica do termo de cooperação entre as instituições para oficializar a união diante da plateia infantil.
Compartilhamento de livros em 14 estações

O Leitura Solidária – Compartilhe Cultura tem como objetivo incentivar o hábito de ler durante os trajetos dos usuários do metrô e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade de um intercâmbio de livros entre passageiros.

Em 14 estações, os passageiros poderão pegar e doar livros. São elas:
Central
Galeria
112 Sul
Shopping
Guará
Arniqueiras
Águas Claras
Praça do Relógio
Centro Metropolitano
Ceilândia Sul
Guariroba
Ceilândia Centro
Terminal Ceilândia
Terminal Samambaia

Há 22 livreiros instalados com exemplares sobre temas diversificados, como romance e poesia. Para participar da campanha, basta escolher livremente o título que mais chamar a atenção e/ou deixar um livro como contribuição.

Essa é uma parceria entre o Metrô-DF, o Banco de Brasília (BRB) e a Secretaria de Cultura.