A última obra no local ocorreu há 20 anos. Estratégia Saúde da Família cobre 100% da população da área.

A população do Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina, recebeu nesta terça-feira (24) a Unidade Básica de Saúde (UBS) 14 após melhorias na estrutura. O espaço, inaugurado há 50 anos, havia sido reformado pela última vez em 1998.Depois de participar da cerimônia de inauguração, o governador Rodrigo Rollemberg visitou a Unidade básica do Núcleo Rural Tabatinga. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O investimento foi de aproximadamente R$ 180 mil. Houve intervenção em toda a parte elétrica e hidráulica, esgoto, piso, forro do teto e pintura.

A unidade básica funciona com uma equipe de saúde da família, formada por um médico, um enfermeiro, um agente comunitário e dois técnicos de enfermagem. A cobertura é de 100% da população, mais de 1,6 mil pessoas.

“Quando assumimos o governo, tínhamos 29% de cobertura da estratégia em todo o DF, hoje temos 69%. Tenho certeza de que vamos ampliar ainda mais esse número, e a população vai perceber as melhorias de ter um atendimento de qualidade perto de casa”, disse o governador Rodrigo Rollemberg, durante a cerimônia de inauguração nesta manhã.

A unidade conta agora com:
Consultório médico
Enfermaria
Sala de acolhimento
Sala de vacina
Sala de procedimentos
Sala de expurgo
FarmáciaA UBS 14 do Núcleo Rural Tabatinga agora conta com farmácia, consultório médico, enfermaria, sala de acolhimento, sala de vacina, sala de procedimentos e sala de expurgo. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

De acordo com o supervisor de Serviços e Atenção Primária da Gerência de Serviços 5 de Planaltina, Fábio Carlos de Sousa, a UBS 14 tem capacidade para atendimento qualificado e realiza até pequenas cirurgias, como extração de unha encravada e de verrugas. “Por isso, encaminhamos poucos casos que chegam aqui”, explicou.

De acordo com o secretário de Sáude, Humberto Fonseca, o espaço é um exemplo para o restante do DF. “Atenção primária é isso. Quando a gente tem saúde da família funcionando, tem resolutividade de 85% dos agravos.”

A UBS 14 abre de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.