Alunos dos centros de juventude do DF se formam.

Em solenidade neste sábado (5), 320 jovens receberam certificado de conclusão dos cursos de culinária sustentável, violão, empregabilidade, muay thai e hip hop.

Neste sábado (5), 320 alunos dos centros de juventude da Ceilândia, da Estrutural e de Samambaia receberam o certificado de conclusão dos cursos de culinária sustentável, violão, empregabilidade, muay thai e hip hop.O governador Rodrigo Rollemberg participou da formatura dos alunos nesta noite, que contou com apresentações de dança, música e artes marciais. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Os jovens de 15 a 29 anosparticiparam das oficinas iniciadas em fevereiro. Eles assistiram a cerca de 40 horas-aulas em uma das três unidades do DF.

Nesta noite, muitos deles mostraram suas habilidades com apresentações de dança e de música. A solenidade ocorreu no Centro Educacional 7 da Ceilândia.

A iniciativa faz parte do programa Juventude em Ação, da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e o Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares.

O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho e incentivar a prática de esportes. As ofertas de disciplinas foram baseadas em pesquisas com a população.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da formatura dos alunos nesta noite.

“O que eu vi aqui hoje me deixa extremamente feliz. Vi jovens investindo em esporte, em cultura, em formação e certamente criando novos horizontes. Tenho certeza que nesses três centros muitos laços foram criados e muita gente transformou suas vidas”, disse o chefe do Executivo local.

Entre as atividades oferecidas nos centros de juventude estão cursos profissionalizantes, oficinas culturais e de esporte, além de atendimentos pedagógico e psicológico.

Mais turmas de diferentes modalidades estão previstas para o fim de maio. No entanto, a qualquer momento os interessados podem comparecer aos centros para tentar uma vaga.

Na ficha de inscrição é possível ainda fazer sugestões de outras modalidades de cursos. As turmas são abertas de acordo com a demanda da população.