Na sexta (11), curadores de festivais brasileiros vão se reunir com dançarinos que queiram se apresentar nesses eventos pelo País. Para participar, basta ir ao espaço cultural.

Artistas e grupos de Brasília que queiram se apresentar em festivais do País poderão participar da primeira Rodada de Negócios do Centro de Dança do Distrito Federal. O evento reunirá, na sexta-feira (11), três curadores nacionais para ação direta com o mercado da dança.

O artista deve levar materiais para apresentar seu trabalho artístico, como imagens e textos

As inscrições serão feitas na hora e por ordem de chegada. A ideia é que curadores e artistas conversem e estabeleçam parcerias. A estimativa é que cada conversa tenha cerca de 10 minutos e que cada curador seja apresentado a pelo menos 12 projetos.

Não há número de vagas. O limite é o horário — a rodada de negócios vai das 18 às 20 horas.

O artista deve levar materiais sobre o trabalho artístico, como imagens e textos. O ideal é a participação de pessoas que já tenham obra estreada e pronta para circulação ou de quem já está em algum processo de pesquisa, criação ou investigação artística.
Perfil dos curadores convidados para a rodada de negócios do Centro de Dança do DF

Fátima Suarez – Jornada de Dança da Bahia
É a curadora da Jornada de Dança da Bahia, que está na décima edição neste ano. O festival integra educação e dança e é inspirado nos ideais e na filosofia da dançarina Isadora Duncan.

Fátima é ainda diretora da Escola Contemporânea de Dança, fundada por ela em Salvador (BA) em 1990. Graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em balé clássico pela Escola de Ballet do Teatro Castro Alves, especializou-se em dança moderna e coreografia em escolas da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Nayse López – Festival Panorama
É diretora-geral do Festival Panorama, o maior festival de dança do País e um dos maiores da América Latina, que ocorre no Rio de Janeiro (RJ). Com mais de 20 edições, o evento é conhecido por ser pioneiro em associar arte contemporânea a preços populares. Atrai mais de 20 mil pessoas por edição.

Nayse López é jornalista e curadora desde 1992. Entre os projetos desenvolvidos por ela está a Conferência Internacional de Dança e Cooperação Cultural, em 2005. Desde 2006, é diretora-geral e artística do Festival Panorama. É também fundadora e editora do site especializado em dança Idanca.net.

Neto Machado – IC Encontro de Artes

É ator, dançarino, comunicador, coreógrafo e diretor. Ele vai representar o encontro internacional Interação e Conectividade (IC), que ocorre em Salvador (BA) desde 2006. O projeto abre espaço para articulações, reflexões e intercâmbios como uma plataforma de criação e difusão, intermeando os campos da dança, teatro, performance, música, audiovisual e artes visuais, além da crítica artística e da comunicação.

Neto Machado é mestre em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Já se apresentou em mais de 50 cidades brasileiras e 10 países, passando por lugares como o Tate Modern, em Londres (Inglaterra), o Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT, em inglês), em Boston (Estados Unidos), e o Centro Pompidou, em Paris (França).

Rodada de Negócios do Centro de Dança do DF
11 de maio (sexta-feira)
Das 18 às 20 horas
Centro de Dança (SAN Quadra 1, Via N2, Setor Cultural Norte)
Participação gratuita