O ápice foi o Encontro das Sete Bandeiras em frente à Igreja Matriz São Sebastião, em Planaltina. Os festejos, iniciados em 13 de maio, seguem até amanhã (20), domingo de Pentecostes.
A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina, reuniu cerca de 15 mil pessoas neste sábado (19) – segundo a Polícia Militar do Distrito Federal. O ápice da festa, que ocorre há 158 anos, foi o Encontro das Sete Bandeiras do Divino, em frente à Igreja Matriz São Sebastião.O Encontro das Sete Bandeiras do Divino, em frente à Igreja Matriz São Sebastião, em Planaltina. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Desde as 6 até as 19 horas, todas as vias de acesso à Igreja Matriz, pela área central de Planaltina, estão fechadas. Depois desse período será avaliada a necessidade do bloqueio.

Participaram do Encontro das Sete Bandeiras do Divino as paróquias Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, São Sebastião e São Vicente de Paula, além das capelas Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Santa Teresinha, Santo Agostinho e São Leonardo Murialdo.

Devoto e frequentador há 16 anos da Folia do Divino, o governador Rodrigo Rollemberg marcou presença nos festejos.

As celebrações se encerram amanhã (20), no domingo de Pentecostes, e a interdição de vias será idêntica à de sábado. O evento conta com uma companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio do Comando de Missões Especiais (CME), fazendo a segurança.
Recepção dos foliões da Roça

Rollemberg participou da recepção de cerca de 200 cavaleiros na DF-128 antes do encontro das bandeiras.

Os fiéis montados a cavalo percorreram cerca de 20 quilômetros por dia desde domingo (13). A recepção ocorrida neste sábado é a última parada dos foliões da Roça, que começaram a tradicional cavalgada nas primeiras horas.
Festa do Divino Espírito Santo é patrimônio cultural imaterial do DF

Considerada patrimônio cultural imaterial do DF, pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino Espírito Santo é promovida há 158 anos. Ela recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa.

Segundo a Administração Regional de Planaltina, é a segunda maior celebração local da Igreja Católica — atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha.
Duplicação da pista de acesso ao bairro Estância

Antes de ir ao Encontro das Sete Bandeiras do Divino, Rollemberg acompanhou o andamento das obras de duplicação da pista de acesso ao bairro Estância, em Planaltina. Atualmente o local está sendo preparado para receber um impermeabilizante e depois a camada de asfalto.

A obra é uma parceria do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Administração Regional de Planaltina.