Roberto Fleury/UnB Agência

Neste sábado (5), a partir das 8h, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) realizará 24 cirurgias pediátricas. A iniciativa faz parte do XII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) para reduzir as filas de espera por esse tipo de cirurgia na rede pública de saúde de todo o país.

Este ano, no Distrito Federal, o HUB é o único a participar do mutirão. “Temos três hospitais públicos no DF que realizam esse tipo de cirurgia e o mutirão é uma forma de atender de uma só vez um número maior de pacientes”, explica o chefe da Unidade de Atenção à Criança e ao Adolescente do HUB, Cid Fragoso.

Durante o mutirão, o HUB realizará cirurgias de hérnia, fimose, criptorquidia e hidrocele, as duas últimas relacionadas a problemas no testículo. Os pacientes têm de 2 a 12 anos e passarão pelas cirurgias ambulatoriais mais frequentes nessa faixa etária. A equipe conta com quatro cirurgiões pediátricos, quatro anestesistas e seis profissionais de enfermagem para a realização das cirurgias, além dos trabalhadores envolvidos nas outras etapas do mutirão.

A ação também fará parte do aprendizado de alunos de medicina e enfermagem e residentes. Nesta sexta-feira (4), eles participarão de uma aula teórica sobre os procedimentos. No sábado, vivenciarão a parte prática, acompanhando as cirurgias. “Somos um hospital universitário e nossa missão é unir ensino e assistência. É uma oportunidade de ver pacientes com as principais doenças das crianças e aprender”, garante a cirurgiã pediátrica do HUB Mércia Rocha.

Serviço
Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança
Data: 5 de maio (sábado)
Horário: 8h
Local: HUB – Av L2 Norte, 604​