Tecnologia em prol da gestão da Saúde no DF

Uma ação colaborativa visando à melhoria do sistema de saúde pública do Distrito Federal por meio de soluções tecnológicas está sendo lançada nesta segunda-feira (7) por várias entidades governamentais e não-governamentais, incluindo a Câmara Legislativa. O evento – intitulado 1º HackSaúde DF (https://www.hacksaude.com.br/) – será a primeira hackathon (maratona de programação) utilizando dados do setor de saúde e acontecerá durante a Campus Party, de 31 de maio a 2 junho, no Estádio Mané Garrincha.

O 1º Hacksaúde DF tem o objetivo de aproximar o profissional de saúde de quem mais precisa da saúde pública por meio de soluções que criem, inovem ou aperfeiçoem processos de gestão e governança para melhorar efetivamente os serviços, com base nos desafios estipulados pelos organizadores, entre eles: "Como diminuir o tempo de espera para a realização de consultas e como como fazer as pessoas encontrarem mais facilmente os medicamentos dos quais precisam".

Podem participar maiores de 18 anos de idade, com experiência em programação, desenvolvimento de aplicativos, design gráfico, gestão de negócios, gestão de equipes ou políticas públicas. As inscrições vão até o dia 21 próximo e no dia 25 será divulgado o resultado da pré-seleção.

Força-tarefa – A iniciativa é uma das ações da força-tarefa constituída pela Portaria Conjunta 02/2017 e suas reedições, editada pelo Ministério Público do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Controladoria-Geral do Distrito Federal e Câmara Legislativa, que se uniram para realizar uma avaliação e um diagnóstico da força de trabalho da SES-DF.

A CLDF participa por meio do Labhinova – Laboratório Hacker de Inovação: um espaço de desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania, articulando uma rede de parlamentares, hackers, servidores públicos e sociedade civil, que fortaleça a cultura da transparência e a participação popular nos debates e decisões do Legislativo local.

Funcionamento – O Labhinova funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O espaço, que funciona na Praça do Servidor da Câmara Legislativa, possui computadores, além de cabos de energia e rede sem fio para uso de notebooks, tablets e celulares.

CLDF