Primeira turma de oficiais do Corpo de Bombeiros completa 50 anos

Militares da reserva formados na corporação de Brasília em 1968 foram homenageados pelo governador Rodrigo Rollemberg nesta quinta (3), em cerimônia no Palácio do Buriti.

Vinte e um dos 35 oficiais da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal da primeira turma da corporação, formados em abril de 1968, foram recebidos e homenageados pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na tarde desta quinta-feira (3).O governador Rollemberg recebeu no Palácio do Buriti oficiais da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do DF da primeira turma da corporação formada em Brasília. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti. “Com muita honra recebo vocês e agradeço por tudo o que fizeram pela nossa corporação”, disse o governador.

“Estamos prestando a devida homenagem a esses oficiais que criaram a nossa instituição e formaram a nossa carreira”, complementou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Cláudio Barbosa Castro.

Os primeiros dias de atuação dos então cadetes ocorreram em um galpão de madeira no fim da W3 Sul. “Naqueles anos, nossa infraestrutura era outra, havia poucos carros e equipamentos. Lidávamos com muita precariedade”, recordou o coronel Luiz Ubiratan de Oliveira, que comandou a corporação de 1992 a 1995.

Os oficiais receberam uma publicação comemorativa dos 50 anos de formatura.
Um pouco da história do Corpo de Bombeiros

A corporação foi fundada no Brasil em 2 de julho de 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças.

Em 1889, após a Proclamação da República, a instituição passou a ser chamada de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, tornou-se Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a chegada da corporação ao Planalto Central. Com isso, na mesma data celebram-se os 52 anos da inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.