A Caesb implementou, em abril, novos serviços com vistas à modernização do atendimento comercial. O objetivo é oferecer ao cliente a comodidade e a praticidade de acessar serviços utilizando a internet, evitando que ele tenha a necessidade de ir a um escritório da Companhia. O projeto consiste na implementação de inúmeros serviços, todos eles inseridos em uma página individualizada na qual o cliente poderá fazer solicitações, acompanhar os andamentos, atualizar os dados cadastrais, entre outras coisas.

A primeira medida possibilitará aos usuários o acesso a vários serviços via internet, por meio do site da Companhia (www.caesb.df.gov.br/autoatendimento). Dentre as principais novidades, está a possibilidade de realizar parcelamentos, pedidos de ligação e solicitar alteração de titularidade no site. Para tanto, o usuário deverá se cadastrar no site, criando um login e uma senha com os quais poderá ter acesso ao site, inclusive pelo celular. A Companhia espera com isso possibilitar aos usuários maior comodidade no atendimento. Gradativamente a Empresa irá ampliar os serviços que poderão ser solicitados via internet, tornando assim mais ágil a relação com os consumidores. Até o fim de maio novos serviços serão disponibilizados.

Serviços já disponibilizados ao cliente no autoatendimento:

Autocadastro– Essa funcionalidade permite que o cliente realize seu cadastro ou atualização cadastral sem a necessidade de comparecer ao escritório ou acionar o canal telefônico. O serviço é completamente personalizado, exigindo senhas com forte padrão de segurança além de utilizar serviço de criptografia no envio dos dados.

Solicitação de ligação de água pela internet –O cliente pode solicitar o serviço de ligação de água pela internet sem a necessidade de ir ao escritório. Isto aumenta consideravelmente a comodidade do cliente.

Solicitação de revisão de conta– O serviço, com maior índice de solicitação nos escritórios, está agora disponível na página individualizada do cliente, bastando que selecione a inscrição e as referências questionadas.

Segunda via de conta – Essa funcionalidade permite a visualização e impressão de 2ª via de conta pendente.

Comprovante de pagamentos – Essa funcionalidade permite a visualização e impressão das contas pagas dos últimos 05 (cinco) anos.

Situação de débito – Declaração de situação do CPF/ CNPJ junto à Caesb.

Histórico de consumo – Histórico de consumo de unidade usuária dos últimos 12 (doze) meses.

Atendimento a órgãos públicos – Serviços direcionados aos órgãos públicos.

Autoleitura – Essa funcionalidade permite que o usuário informa a leitura mensal para faturamento, devendo permitir acesso ao hidrômetro em meses determinados

Interferência de rede –Solicitação de carta de interferência de rede.

Ressarcimento de danos– Solicitação de ressarcimento por sinistros de responsabilidade da Caesb.

*Novo* Parcelamento de débitos– Essa funcionalidade permite que o usuário parcele as dívidas pendentes.

*Novo* Alteração de titularidade – Essa funcionalidade permite que o usuário solicite a alteração de titularidade da conta de água.