Alunos reivindicam construção de auditório

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na manhã desta terça-feira (26) sessão solene em comemoração ao 30º aniversário do Centro Interescolar de Línguas 01 de Taguatinga (CILT). A escola, especializada em línguas estrangeiras modernas, pertence à rede pública de ensino do Distrito Federal. A proposição, de iniciativa do deputado distrital Wasny de Roure (PT), recebeu como principal reivindicação de professores e alunos a necessidade da construção do auditório no local. 

Wasny de Roure (PT) lembrou que o local surgiu da iniciativa de professores da rede pública de ensino em "ensinar idiomas" para os alunos. "Projetos como o do CILT precisam ser incentivados. Nós estamos cuidando para que os alunos tenham condições técnicas de frequentar locais como esse e aprender outros idiomas", explicou o propositor da homenagem. O parlamentar Prof. Reginaldo Veras (PDT) declarou que é um dos defensores dos Centros Interescolar de Línguas de Brasília. "Nossa última conquista foi a construção do CIL de Samambaia. O CIL é a porta para que os alunos da rede pública tenham contato com outras culturas", expôs o professor.

O professor da Secretaria e Educação de Estado do DF, Celso Alves foi o primeiro diretor do CILT e relembrou como foi árdua a construção do local: "Funcionamos dentro do Centrão durante muito tempo". O servidor, atualmente aposentado, esteve presente na inauguração do local em 1988. "Tudo começou com um pequeno grupo de professores que estavam cansados da enrolação que eram às aulas de idiomas implementadas no ensino regular do DF", completou. Celso cobrou dos parlamentares presentes a construção do auditório na escola. "Esse é um sonho que tem três décadas e não foi realizado", declarou.

O atual diretor do CILT, Sílvio Carvalho, frisou que a principal função da escola é contribuir e dignificar a educação dos alunos da rede pública. "Existem escolas que são gaiolas e as que servem de asas para os alunos. Nosso propósito é encorajar nossos pássaros para que voem por diferentes culturas espalhadas pelo mundo", trouxe a reflexão. De acordo com o professor o idioma é um instrumento de comunicação e facilita o acesso aos mais diversos locais. "Nós como gestores estamos à frente da escola para facilitar a implementação de novos projetos e melhoras para o ensino", disse Sílvio.

Conquistas – O deputado distrital prof. Israel Batista (PV) frisou que o fortalecimento dos centros de ensinos especializados em línguas estrangeiras modernas é uma prioridade dos parlamentares. De acordo com o professor, na lista das conquistas já alcançadas pelo ensino de idiomas está a ampliação desta rede de 9 para 17 unidades no DF. "Nós vamos lutar juntos para construir o auditório do CILT e retornar o projeto Brasília sem Fronteiras", dispôs Israel. O parlamentar Wasny de Roure (PT) recordou da ampliação dos idiomas de três para cinco. "Agora os alunos da rede pública podem aprender: Inglês, espanhol, francês, japonês e alemão", relatou o distrital. Além do projeto que destinou as vagas remanescentes dos CIL's do DF para a comunidade. "Hoje temos mais de 5 mil alunos nas 17 unidades", concluiu Israel Batista.

Compromisso - O coordenador da Regional de Ensino de Taguatinga, Juscelino Carvalho, se comprometeu a solicitar da SEEDF que os engenheiros realizem o projeto para construção do auditório do CILT. "Vou sair dessa sessão de comemoração e vou procurar adiantar o projeto para construção", manifestou Juscelino.

Luana Pontes (Estagiária)
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Comunicação Social - Câmara Legislativa