Visita de diplomata retribui ida à sede da representação, em 14 de junho.

Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 403, de Santa Maria, apresentaram a diversidade cultural do Brasil à oficial política e cultural da Delegação da União Europeia, Jowita Mikolajczyk. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (27), na escola.Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 403, de Santa Maria, apresentaram a diversidade cultural do Brasil à oficial política e cultural da Delegação da União Europeia, Jowita Mikolajczyk. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (27), na escola. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A ida da diplomata é uma retribuição à visita feita pelos estudantes à sede da delegação, no âmbito do programa Embaixadas de Portas Abertas.

A manhã começou com a execução do Hino à Alegria, de Beethoven, música-tema da União Europeia. Em seguida, as crianças cantaram o Hino Nacional e o Hino de Brasília.

Alunos do 4° e do 5º ano apresentaram a música Aquarela, de Vinícius de Morais. As crianças também mostraram danças típicas do Brasil, como forró, sertanejo e vanerão.

A possibilidade de aprender sobre outros países dá condição de as crianças participarem da construção de uma realidade mais igual, defendeu o assessor da Assessoria Internacional, Emiliano Abreu.

Ele representou a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg. “A importância de conhecer lugares novos é poder mudá-los para melhor. Com isso, vocês se transformam em agentes da boa mudança e da boa permanência”, afirmou.

A representante da Delegação Europeia agradeceu o empenho dos estudantes em preparar a programação. “Esperamos continuar com essa cooperação”, disse Jowita.

Os convidados também receberam flores e a fotografia impressa do dia da visita à sede da Delegação Europeia. Ao final, eles provaram galinhada e doces típicos.
O programa Embaixadas de Portas Abertas

O Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015, e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017.

A iniciativa é uma parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.

As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

Agência Brasília