Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Evento ocorre pela primeira vez em água doce. Oito modalidades são disputadas em Brasília

Pelo terceiro dia consecutivo, a orla do Lago Paranoá recebeu as atividades do Aloha Spirit, considerado o maior festival de esportes aquáticos da América Latina.

Com entrada gratuita e correalização do governo de Brasília, o evento, às margens do Pontão do Lago Sul, conta com festival de cinema, aulas de ioga, espaço infantil, praça de alimentação e shows musicais, entre outras atrações.

As disputas ocorrem pela primeira vez em água doce. As modalidades são: apneia, canoa havaiana, natação em águas abertas, paddleboard (em que o competidor fica de joelhos ou deitado na prancha e se impulsiona usando os braços), slackline, stand up paddle (SUP), surfski (caiaque aberto, longo e estreito) e Triathlon Waterman (triatlo aquático).

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhou parte da competição na manhã deste domingo (24). Ele destacou o acesso mais democrático da população ao Lago Paranoá.

“Hoje, as pessoas já podem sair do Parque Asa Delta, passar no Parque da Península Sul e chegar no Pontão andando ou pedalando”, pontuou sobre a desobstrução da orla.

A Secretaria Adjunta de Turismo tem um espaço no evento para divulgação turística, com distribuição, por exemplo, de mapas e livretos com informações sobre pontos de visitação na capital.

Há, ainda, a participação de artesãos cadastrados e selecionados por meio de edital da pasta, que expõem criações em um estande específico.

Fonte: Agência Brasília