Eliana Pedrosa (Foto Rafaela Felicciano / Metrópoles)

Candidata do Pros oscila dentro da margem de erro e tem 22% das intenções de voto ao Palácio do Buriti. Em segundo aparece Fraga e Rollemberg empatados, com 14% e 11%

Encomendada pela TV Globo, o instituto Ibope divulgou nesta segunda-feira (17) novo levantamento de intenções de votos para o governo do Distrito Federal. A pesquisa consolida a liderança da candidata Eliana Pedrosa (Pros) no primeiro turno e mostra vitória em todos os cenários de segundo turno.

Em um eventual cenário de segundo turno entre Eliana Pedrosa e o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB), ele teria 23% dos votos, enquanto a ex-parlamentar teria 45%. Contra o deputado federal Alberto Fraga (DEM), a candidata do Pros sairia vitoriosa, com 39% dos votos. Fraga teria 29%.

Confira os cenários de segundo turno:

Eliana 39% x 29% Fraga (brancos/nulos: 27%; não sabem: 5%)
Fraga 41% x 24% Rollemberg (brancos/nulos: 30%; não sabem: 5%)
Eliana 45% x 23% Rollemberg (brancos/nulos: 22%; não sabem: 8%)

No primeiro turno, todos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro. A candidata do Pros figura com 22% da preferência do eleitorado, diferença de oito pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Alberto Fraga (DEM), que tem 14%. Na sequência, Rodrigo Rollemberg (PSB) figura com 11%. Ele é seguido de perto por Rogério Rosso (10%).

Confira a posição de cada um:

Eliana Pedrosa (Pros): 22%
Alberto Fraga (DEM): 14%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 11%
Rogério Rosso (PSD): 10%
Ibaneis (MDB): 9%
General Paulo Chagas (PRP): 5%
Miragaya (PT): 3%
Alexandre Guerra (Novo): 3%
Fátima Sousa (PSol): 1%
Renan Rosa (PCO): 1%
Guillen (PSTU): 0%
Brancos/nulos: 13%
Não sabem: 8%

Fonte: NBN Brasil