Resultado de imagem para atividade física no combate a ansiedade
A ansiedade é caracterizada pela sensação de apreensão, medo intenso e mal-estar. Pode apresentar-se com vários sintomas como o aumento da transpiração nas palmas das mãos e pés, aperto no peito, taquicardia, tremores, dores de cabeça, etc. Do latim anxietate, o termo ansiedade tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo. Alguns pesquisadores a descrevem como sendo um estado apreensivo, medo, dúvida e expectativa, e é natural que estas “sensações” se apresentem em determinados contextos da vida, como um evento especial, período de avaliação escolar, momentos antes de uma entrevista de emprego, etc. 

Fazer atividade física de forma regular ajuda no combate à ansiedade e a depressão, pois as atividades físicas estimulam o organismo a produzir endorfina, hormônio responsável por causar uma sensação de alegria e bem-estar, além de produzir norodrenalina e serotonina, os quais auxiliam na estabilização do humor. 

A serotonina é uma substância que existe naturalmente em nosso cérebro e desempenha um papel importante no sistema nervoso. Ela é um neurotransmissor, ou seja, serve para conduzir a transmissão de um neurônio para outro e age na regulação do sono, controle da temperatura corporal e do apetite. Outra função bem conhecida da serotonina é sua ação sobre o cérebro, que promove uma alteração química capaz de proporcionar uma grande sensação de alegria. Por isso a serotonina é conhecida como o hormônio do bem-estar. A serotonina também reduz cerca de 30% dos sintomas da ansiedade de uma maneira saudável e longe de medicamentos. 

Escolha atividades que você goste de fazer. Pode ser uma boa caminhada, hidroginástica, dança ou até mesmo exercícios de academia, pois estudos mostram que o ganho de massa muscular leva ao aumento de uma proteína que consegue "transformar" o estresse em bem-estar. O ideal é que a atividade escolhida seja praticada por pelo menos 30 minutos por dia. Além de controlar a ansiedade, os exercícios evitam o sedentarismo. 

Quem apenas precisa controlar a ansiedade natural causada pelo estresse e correria do dia a dia, pode e deve apostar nas atividades físicas. Veja a seguir exercícios altamente recomendados no combate das doenças emocionais: 

· Caminhada 

A caminhada é um exercício democrático, simples e que traz inúmeros, benefícios à saúde. Para caminhar, você não precisa investir em uma academia e, tão pouco, precisa de um aparelho caro. Basta um bom tênis e uma rua tranqüila para praticar esse exercício. Para torná-lo ainda mais prazeroso, opte por caminhar em um local bonito e arborizado, como um parque, por exemplo. Além disso, contar com uma companhia também pode ser uma excelente forma de incentivo a caminhar freqüentemente. 

· Pedalar 
Pode ser na academia, nas ciclo-faixas ou parques das cidades. Não importa onde, pedalar é um excelente exercício para o corpo e para a mente. Por ser uma atividade aeróbica, é uma excelente opção para quem está determinado a perder peso, no entanto os benefícios vão muito, além disso. Quem anda de bicicleta melhor o condicionamento físico, a saúde do coração e trabalha muitos músculos ao mesmo tempo. Por ser uma atividade muito prazerosa, principalmente quando feita ao ar livre, os efeitos benéficos vão além da produção de endorfina, trabalhando o equilíbrio e a confiança, ajudam, assim, no controle da ansiedade e do estresse. 

· Yoga 
A yoga é uma atividade milenar muito conhecida mundialmente por seus poderes benéficos à saúde do corpo e da mente. Além de ser uma atividade física, é também uma forma de meditação. Sendo assim, a proposta dos exercícios ajuda os praticantes a melhorar seu autoconhecimento e a autoaceitação, melhorar a capacidade de concentração, melhorar a qualidade do sono, além de também proporcionar emagrecimento. A yoga não tem limite de idade e tanto crianças quanto idosos podem praticar. 

· Boxe 
Tanto o boxe quanto outras lutas podem ajudar, e muito, no combate a ansiedade. Além de serem exercícios que exigem muita dedicação e bom condicionamento físico dos alunos, as lutas também pedem por disciplina e concentração. Sendo assim, os praticantes de luta têm uma capacidade maior de focar em objetivos, possuem reflexos mais rápidos e também uma capacidade de raciocínio melhor. Na questão da ansiedade, descontar a raiva e as frustrações em um saco de pancadas é uma forma bastante efetiva de aliviar o estresse e acabar com a ansiedade. 

· Dança 
Dançar é uma das atividades que mais mexem com o emocional, pois exige muito além do condicionamento físico. A pessoa que dança precisa de concentração e consciência corporal, que são trabalhados durante as aulas. Dessa forma, é preciso esvaziar a mente e manter o foco nas músicas e nos passos, aliviando o estresse e a ansiedade por completo. 

O mais importante em todas essas dicas é encontrar uma atividade física prazerosa, quanto mais você se divertir fazendo a atividade física, mais você afastará a ansiedade e outros problemas emocionais. A atividade física pode se tornar estressante quando há uma pressão muito grande em conquistar resultados, por isso, pegue leve e divirta-se enquanto treina! 

Procure SEMPRE um profissional qualificado. Saúde é coisa séria.